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Como captar clientes mesmo com baixo orçamento?

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Entenda como você pode captar clientes com mais eficiência mesmo com um baixo orçamento disponível.

Captar clientes é um exercício que requer atenção constante. Toda empresa busca atrair mais e mais consumidores ao longo dos meses, não é? Porém, as limitações no orçamento surgem como obstáculos com muita frequência. Afinal, será que é possível obter bons resultados na atração de clientes mesmo com um orçamento limitado?

A resposta para essa pergunta é bem simples: sim, é possível captar clientes mesmo com baixo orçamento. Na verdade, o mundo digital em que vivemos permite que você coloque em prática várias ações para a captação de clientes com baixos custos. Além disso, estruturar um processo bem planejado para captar clientes pode fazer milagres pela sua empresa.

Neste artigo preparamos algumas dicas pontuais sobre como captar clientes mesmo com baixo orçamento. Acompanhe.

Estratégias para captar clientes mesmo com baixo orçamento

1. Faça parceria com outras empresas, mesmo que pareçam concorrentes

Você já notou como grandes portais de e-commerce se tornaram marketplaces? Várias pequenas lojas virtuais vendem seus produtos por meio de plataformas como Amazon e Submarino. Em uma primeira análise, poderia soar como uma parceria entre concorrentes. Mas, no fim das contas, todas as partes saem ganhando.

Você pode levar essa mesma lógica para o seu negócio. Procure criar parcerias com outras empresas para que todos saiam ganhando e você consiga captar mais clientes. Quanto maior for o público que tem contato com a sua marca, maiores são as chances de fechar novos negócios.

2. Compreenda o valor da vida útil e o custo de aquisição de cada cliente

É essencial que o valor médio da vida útil do cliente seja maior que o seu custo de aquisição. Isso pode parecer matemática básica, mas muitas vezes os empreendedores ficam muito envolvidos na construção de seus negócios como um todo e não prestam atenção suficiente a cada cliente individual. Assim, se você possui uma cafeteria e sabe que trazer um novo cliente gerará pelo menos R$ 500 de receita em um ano, vale a pena comprar um anúncio de R$ 100 que trará esse cliente para o seu negócio.

Rastrear esses dados pode parecer um desafio para uma pequena empresa, mas na verdade não é. Empresas online podem usar o Google Analytics ou ferramentas semelhantes para rastrear esses números. Já as empresas que não vendem pela internet podem usar softwares de gestão que fornecem dados muito detalhados. 

3. Use marketing pago, mas com muito cuidado

O marketing pago soa como a solução para todos os problemas de um empresário, mas nem sempre as coisas funcionam dessa forma. Apesar de parecer uma ferramenta rápida e fácil para conquistar mais clientes, é preciso usar o marketing pago com cuidado. Se você não medir com cuidado seus resultados, poderá facilmente exceder o seu orçamento de marketing sem gerar os resultados esperados.

4. Entre no mapa do cliente

Você pode, literalmente, entrar nos mapas dos seus clientes em seus smartphones. Esses têm se tornando os pontos de pesquisa iniciais para muitos consumidores. Colocar-se no mapa é grátis e muitos empresários esquecem esse simples passo. Com um simples cadastro no Google Meu Negócio você consegue ser encontrado com muito mais facilidade em buscas relacionadas ao seu negócio.

5. Peça indicações e ofereça incentivos

Não seja tímido demais para pedir comentários aos seus clientes existentes. A maioria deles ficará feliz em fazê-lo, especialmente se você fornecer incentivos. Além disso, peça a seus clientes existentes que indiquem seus amigos e ofereça um incentivo financeiro para ambos. Outra opção é oferecer brindes exclusivos (como uma camiseta ou um chaveiro da sua marca). Então, seus clientes mais apaixonados não estarão apenas indicando amigos, mas também se tornam cartazes ambulantes.

6. Vá onde seus clientes estão

Isso faz sentido no mundo físico, mas talvez ainda mais no mundo virtual. Envolva-se com os influenciadores do seu nicho e marque presença nas plataformas mais usadas pelo seu público. Quanto mais fácil for encontrar a sua empresa, mais fácil será captar clientes.

7. Não negligencie seus clientes existentes

Estamos falando sobre captar clientes, mas não podemos esquecer que a forma mais barata de fazer uma venda é vender para um cliente que você já possui. Portanto, certifique-se de que seus clientes recebem notícias frequentes da sua empresa. O envio de informações interessantes ou promoções valiosas é uma ótima maneira de se manter no topo da sua base de clientes existente.

Além disso, isso também pode ajudar a atrair novos clientes. Afinal, quanto mais engajados estiverem os seus clientes atuais, maior a probabilidade de indicações entre seus amigos.

O poder de um processo bem estruturado

Acabamos de ver algumas estratégias pontuais para captar clientes para a sua empresa. Porém, os seus resultados podem ser ainda mais eficazes com um processo bem estruturado para a captação de clientes. Em vez de simplesmente realizar várias ações, é importante que você entenda o caminho percorrido por um usuário até o momento da compra.

Como um potencial cliente reage a partir do momento em que encontra um dos seus anúncios na internet? Quanto tempo um usuário leva do seu primeiro contato com a empresa até a decisão de compra? E como você poderia agir para facilitar esse processo – aumentando as chances de vendas?

A Opportunity Maker é uma empresa especializada na construção de um processo de captação de clientes bem estruturado. O nosso objetivo é ajudá-lo a transformar sua empresa em uma máquina de oportunidades.

Entenda como seu cliente chega até você, com qual frequência e o que acontece com ele a partir do momento em que ele entra em contato. Através de uma análise dos processos de captação, métricas e pesquisas de satisfação a O.M. vai estruturar o processo de captação da sua empresa, otimizando o pós atendimento e a conversão das oportunidades.

Você gostou das dicas para captar clientes mesmo com um baixo orçamento? Quer conhecer melhor os serviços da Opportunity Maker? Então entre em contato com a nossa equipe de especialistas.

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