fbpx

Você sabe como o cliente chega até sua empresa?

Share on facebook
Share on linkedin
Conheça as melhores formas de entender como o cliente chega até sua empresa.

A forma como o cliente chega até sua empresa tem muito a dizer sobre o desempenho de vendas alcançado. Os empresários que enfrentam dificuldade em compreender os canais e motivos que levam um cliente ao contato com a sua marca também têm dificuldade em trabalhar para otimizar esse processo.

Por outro lado, a compreensão sobre as formas como o cliente chega até uma empresa permite que sejam executadas ações para atrair um público ainda maior. Se grande parte das pessoas encontra a sua empresa através do Google, é possível promover ações para torná-la ainda mais visível. Além disso, também seria possível expandir a presença digital dessa marca.

Mesmo empresas com produtos ou serviços superiores aos seus concorrentes precisam ter atenção com a atração do seu público consumidor. Toda essa qualidade não garante resultados positivos de venda: é preciso garantir que o público consiga encontrar facilmente o seu negócio.

Neste artigo, descubra as melhores maneiras de saber como o cliente chega até sua empresa. Acompanhe.

A importância de saber como o cliente chega até sua empresa

Imagine uma empresa que investe fortemente em publicidade nos jornais locais e compromete grande parte do orçamento com marketing dessa forma. Após uma pesquisa realizada com seus clientes, ela descobre que a maioria descobriu a empresa pelas redes sociais. No fim das contas, todo o orçamento dedicado à publicidade apresenta uma rentabilidade muito baixa e poderia ter sido investido em outras mídias.

Talvez, se o orçamento dos anúncios em jornais fosse aplicado em marketing digital, os resultados de vendas seriam muito melhores. Porém, todo esse diagnostico só pode ser feito com conhecimento sobre como o cliente chega até sua empresa. Quanto mais informações você possui sobre o consumidor, melhor pode adequar as suas ações de marketing.

Confira alguns benefícios que ressaltam a importância de saber como o cliente chega até sua empresa:

  • Uso dos canais corretos de comunicação. No momento de se conectar com o cliente, é importante que você explore os canais mais utilizados pelo público. Saber como o cliente chega até sua empresa permite identificar os canais que geram mais resultados.
  • Otimização do uso de recursos com marketing. Além de acertar na escolha dos canais, você também pode otimizar o uso dos recursos com marketing. Sabendo em quais canais de comunicação deve investir, torna-se mais barato alcançar resultados positivos.
  • Assertividade nas grandes campanhas. Você deseja realizar uma grande campanha de marketing para o lançamento de um novo produto? Então, pode apostar nos canais de comunicação que mais geram engajamento.
  • Informações precisas sobre o público. Quanto mais informações você tem sobre o seu cliente, mais assertivo consegue ser para gerar bons negócios. A informação de como o cliente chega até sua empresa é uma das mais importantes.
  • Estudo de novas possibilidades. Além de investir nos canais de comunicação que mais atraem o público, você também pode usar essa informação como base para estudar novas possibilidades e tentar entender os motivos que levam algumas mídias a gerar melhores resultados do que outras.

Descubra como o cliente chega até sua empresa

Qual será a melhor forma de obter essa informação? Preparamos algumas dicas que podem ajudá-lo nesse momento:

Pesquise sobre o cliente

Você conhece os interesses, necessidades, objetivos e objeções do seu cliente? Essas são algumas das informações fundamentais para adequar os produtos oferecidos, acertar no posicionamento no mercado e gerar mais resultados com ações de marketing. Em meio a tantas informações que podem ser buscadas, também estão dados sobre como o cliente chega até sua empresa.

Se você identifica que tem um público próximo dos 40 anos, que consome informações apenas em veículos formais de comunicação, precisa estabelecer uma estratégia completamente diferente de outra empresa que tem como público-alvo jovens universitários, não é? Os dados sobre o cliente fazem toda a diferença nesse momento.

Explore ferramentas digitais

Para as empresas que exploram ações digitais, existem ferramentas que facilitam a obtenção de informações. Através do monitoramento do seu cliente na internet é possível obter informações muito úteis.

Um ótimo exemplo disso é o uso do Google Analytics. Através dessa ferramenta, disponibilizada gratuitamente pelo Google, você tem acesso a uma infinidade de informações sobre o comportamento dos visitantes da sua página. Isso inclui a origem do tráfego, número de visitantes, taxa de rejeição, dados sobre redes sociais, entre outras.

Faça pesquisas de satisfação

Você quer descobrir como o cliente chega até sua empresa? Então, pode simplesmente perguntar diretamente para ele. A elaboração de uma pesquisa de satisfação é uma ótima forma de demonstrar atenção com os clientes e ainda obter informações que podem servir como base para melhorar o seu desempenho de vendas.

Valorize as conversas informais

Além de explorar as pesquisas de satisfação, você também pode ter acesso a informações conversando informalmente com o cliente – procure entender melhor quais foram as motivações que o levaram à compra.

Como aumentar as chances de ser encontrado?

Obter informações sobre como o cliente chega até sua empresa é apenas o primeiro passo para potencializar os resultados de vendas conquistados. Ao ter acesso a essas informações, é necessário utilizá-las para criar novas estratégias que gerem engajamento do público.

Nesse momento, é preciso realizar testes e combinar ações online e offline – sempre mantendo o foco no cliente. Se você descobrir que grande parte do público descobriu a sua empresa no Facebook, talvez seja uma boa ideia expandir as ações para outras mídias sociais – como o Instagram. Da mesma forma, otimizar a página da empresa também pode contribuir para bons resultados.

O segredo está em continuar sempre monitorando o retorno do público. Afinal, é o cliente quem deve guiar as ações da sua empresa para que os resultados realmente apareçam.

E então, você já sabe como o cliente chega até sua empresa? Ficou com alguma dúvida do melhor caminho para descobrir essa informação? Escreva pra gente pelos comentários e até a próxima!  

Deixe um comentário.

Assine nossa Newsletter