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Benchmarking: inspire-se na concorrência para superá-la

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Entenda como você pode se inspirar na concorrência para superá-la através de uma estratégia de benchmarking.

O benchmarking é o processo de comparar sua empresa com vários concorrentes usando algumas métricas definidas. Trata-se de uma prática usada para que seja possível medir o desempenho de uma organização com mais precisão. Talvez os resultados alcançados pela sua empresa pareçam favoráveis, mas em uma comparação com os concorrentes você nota que é possível chegar ainda mais longe. 

Com uma prática de benchmarking não só você pode obter uma visão geral organizada da sua empresa e como ela funciona em diferentes níveis, mas também pode se manter competitivo. Trata-se de uma ótima forma de identificar facilmente quando um concorrente está indo. Ou então começando a apresentar resultados negativos. Ambos cenários podem ser muito importantes para avaliar sua própria estratégia.

Ou seja, inspirar-se na concorrência é uma ótima forma de superá-la. Ao longo deste artigo vamos entender melhor todos os benefícios do benchmarking.

Benefícios do benchmarking para superar a concorrência

Identifique pontos de melhoria do desempenho

Usando seus dados de análise de benchmarking, você pode direcionar áreas específicas para melhoria. Procure locais onde os resultados possam ser alcançados rapidamente e áreas que produziriam o maior retorno após o investimento. Ou seja, priorize todos os pontos que você pode gerar melhorias eficientes para o seu negócio.

Em vez de demitir todos os funcionários de TI e terceirizar esse serviço como seus concorrentes, você pode deixar essas mudanças drásticas para o futuro. Procure começar implementando um novo software de gestão financeira, ajustando as ações de marketing ou reformulando o fluxo de processos comerciais.

Obtenha uma perspectiva objetiva sobre o desempenho do processo de negócios

Para ter o maior impacto de melhoria, as melhores práticas identificadas por meio de um projeto de análise de benchmarking devem ser desprovidas de quaisquer preconceitos ou suposições pessoais. Isto é, eles devem ser feitos com uma perspectiva objetiva em mente. Fazer de outra forma poderia potencialmente permitir que gerentes e funcionários se concentrassem em práticas errôneas. Isso poderia podem causar mais pontos de estrangulamento no processo de negócios que precisam de melhorias. Bem como maior esforço e dinheiro desperdiçados.

Sem fazer uma comparação com os concorrentes, talvez você tenha uma ideia muito clara de que o seu produto é superior. Ou que você consegue entregar mais valor ao cliente. Ou então que o preço dos seus planos são mais atrativos. Porém, é somente com uma estratégia de benchmarking que você consegue comparar essas informações de forma objetiva.

Reduza a resistência à mudança dentro do seu negócio, fornecendo informações e motivos para alterações com dados

Com muita frequência, os gerentes acreditam que seus processos são tão eficientes quanto poderiam. Eles até acreditam que a maioria das ineficiências é simplesmente “o custo de fazer negócios”. Isso é especialmente preocupante entre os profissionais que usam a desculpa de que o seu negócio é único, por isso os processos não podem ser padronizados.

Por conta dessa mentalidade, pode existir uma grande resistência à mudança. Ou seja, as pessoas não acreditam que a mudança é necessária, a menos que algum tipo de prova validada seja colocada na frente delas. E é nesse momento que o benchmarking começa a executar o seu papel.

Da mesma forma que é necessário obter uma perspectiva objetiva sobre o desempenho do processo de negócios, também é fundamental usar os dados coletados como provas da necessidade de mudanças. Com dados coletados bem organizados, é muito difícil não conseguir enxergar claramente a necessidade de efetuar mudanças na organização.

Melhoria do desempenho dos funcionários através da promoção de uma cultura competitiva

Você enfrenta problemas em manter os seus funcionários motivados? Deseja encontrar formas de extrair o que existe de melhor desses profissionais? O benchmarking pode ajudá-lo nessa missão também. Trata-se de uma ótima forma de melhorar o desempenho dos colaboradores através da promoção de uma cultura competitiva.

A cultura competitiva que precisa ser fomentada pelo projeto de benchmarking não é uma que coloca os funcionários uns contra os outros, mas sim coloca os funcionários contra si mesmos. O foco no aprimoramento pessoal, na colaboração geral e no entendimento das políticas organizacionais garante a obtenção de uma cultura competitiva focada na produtividade, a satisfação dos funcionários e a padronização das práticas organizacionais.

Se vários incentivos, como vinculação de benefícios financeiros ou programas de reconhecimento, forem implementados, as organizações poderão celebrar o papel de cada funcionário individualmente e, ao mesmo tempo, motivar outros funcionários a aumentar a qualidade de seu próprio trabalho. A oferta de incentivos de pagamento também pode impulsionar outras melhorias comportamentais que influenciam diretamente a capacidade da empresa para atingir suas metas.

Aceleração da padronização de dados organizacionais e hierarquias de informações

Para aproveitar ao máximo todos os benefícios do benchmarking, as organizações devem usar os resultados de seu projeto de análise de benchmarking para acelerar a padronização de seus dados organizacionais e hierarquias de informações. Afinal, é possível tirar ótimas lições da forma como os concorrentes fazem isso.

Ao realizar um projeto de benchmarking, as organizações ficam com dados de limpos e padronizados sobre o desempenho de seus concorrentes. Você pode usar essa estrutura para impulsionar a melhoria da qualidade de captura de dados. Dessa forma, esses dados são usados para tornar a próxima análise de benchmarking ainda mais eficiente e precisa.

Mensuração contínua do progresso e impacto das alterações

Ao implementar as mudanças com base no comportamento dos concorrentes, você deve desenvolver relatórios para avaliar com precisão o impacto das mudanças operacionais em andamento. Você deve constantemente avaliar seus negócios. Não é apenas um evento único.

É fundamental definir métricas para monitorar o desempenho dos processos e fazer comparações da performance ao longo das semanas. Para maximizar sua eficácia, os relatórios de benchmarking devem estabelecer comparações usando os seguintes pontos:

  • Performance passada
  • Performance atual
  • Desempenho alvo

Se, depois que as práticas recomendadas forem implementadas, você não estiver vendo o desempenho esperado, será necessário fazer ajustes. Pode ser que as melhores práticas não tenham sido implementadas corretamente ou que tenham sido selecionadas práticas recomendadas ineficientes. 

Você já conhecia a importância que o benchmarking pode ter na sua empresa? Como você costuma lidar com os seus concorrentes? Deixe o seu comentário!

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