fbpx

Análise de dados para investimentos: como fazer?

Share on facebook
Share on linkedin
Entenda como você pode fazer uma análise de dados para investimentos e otimizar o uso dos recursos na sua empresa.

Você deseja tomar as melhores decisões para promover o crescimento do seu negócio? Então será preciso dedicar um tempo para a análise de dados para investimentos. Dessa forma, torna-se possível encontrar as melhores alternativas para aplicar os recursos da sua organização.

Com o avanço da tecnologia, tornou-se possível processar e analisar grandes quantidades de dados em pouco tempo. Enquanto alguns anos atrás era preciso investir muitas horas para analisar as informações geradas pela sua empresa, hoje existem softwares que realizam essa rotina de forma automática.

Para o empresário, essa é uma oportunidade de entender melhor os resultados do seu negócio. Não apenas os resultados de vendas, mas todos os investimentos e a produtividade dos departamentos que compõem a estrutura organizacional.

Mas como fazer uma análise de dados para investimentos? Descubra ao longo deste artigo.

A importância da análise de dados para investimentos

A análise de dados para investimentos pode ser um diferencial para conduzir sua empresa ao sucesso. Quanto mais informações você tiver à disposição, melhor consegue gerenciar todos os departamentos do seu negócio.

Veja as principais razões principais para investir na análise de dados para investimentos:

Competitividade no mercado

A combinação de dados históricos e em tempo real, além da capacidade de mesclar e analisar todas essas informações, oferece às empresas uma vantagem competitiva. Por exemplo, empresas em mercados altamente competitivos, onde os clientes estão prontos para trocar de fornecedor sempre que surgirem melhores negócios, podem detectar sinais indicadores de rotatividade e enviar ofertas projetadas para manter contas lucrativas.

Identificação de novas oportunidades de negócios e tendências

A análise sofisticada fornece informações essenciais aos departamentos de marketing para ajudá-los a entender a melhor forma de se envolver com os clientes em canais de transações e canais de transações e multitoques. O que separa os usuários mais experientes de análise dos demais é sua capacidade de pesquisar informações históricas para ver quais programas anteriores foram bem-sucedidos e, em seguida, aplicar algoritmos preditivos para obter mais sucesso no futuro.

Redução de despesas

Os insights de dados desenvolvidos nos níveis corporativo e departamental podem identificar oportunidades de redução de custos e casos de gastos desnecessários. Por exemplo, as companhias de seguros vasculham grandes volumes de dados de sinistros em busca de padrões que podem ser sinais de uma possível fraude e que merecem uma análise mais atenta pelos investigadores.

Identificação de problemas de produção e serviço

A análise de dados para investimentos também contribui para a qualidade de seus produtos ou serviços. Ao analisar o engajamento do cliente, as empresas podem entender melhor as preocupações e os desejos em constante mudança dos consumidores e inovar os produtos de acordo.

Os fabricantes também podem incorporar suas linhas de produção com dezenas de sensores digitais para rastrear e corrigir de perto os problemas associados a desperdício de produção e outros problemas de controle de qualidade.

Entendimento mais profundo dos clientes

Tradicionalmente, as empresas estavam satisfeitas com a segmentação de clientes em categorias amplas, como idade, sexo e localização. Agora, há um acesso maior a análises sofisticadas, como IA, bem como dados de terceiros que iluminam totalmente as pegadas digitais dos clientes online.

Os tomadores de decisão agora podem estudar mais fatores, incluindo riqueza, diferentes níveis de sensibilidade a preços, afinidades com diferentes marcas e principais características comportamentais de clientes em potencial.

Como fazer uma boa análise dos dados?

Você quer fazer uma boa análise de dados para investimentos na sua empresa? Então confira um passo a passo que vai ajudá-lo:

1. Defina as necessidades do negócio

O primeiro estágio para fazer uma análise de dados para investimentos envolve entender o que a empresa gostaria de melhorar ou o problema que deseja resolver. Às vezes, o objetivo é dividido em objetivos menores.

Neste momento, questões importantes como “quais dados estão disponíveis?”, “como podemos usá-los?”, “temos dados suficientes?” devem ser respondidas. É com base nisso que você consegue enxergar melhor como usar os dados gerados para tomar as melhores decisões.

2. Explore os dados

Esse estágio envolve o tratamento dos dados para que seja possível extrair informações relevantes. Afinal, olhar para o número total de vendas é muito diferente de uma análise que busca compreender quais fatores influenciaram para o aumento ou diminuição do volume de negócios fechados.

3. Analise os dados

De nada adianta possuir dados completos em mãos se você não souber como fazer uma boa análise. Imagine que você descubra que o desperdício na produção é muito alta. E agora? É fundamental iniciar uma boa análise para compreender quais fatores estão causando esse problema – podendo trabalhar para corrigi-los.

4. Preveja o que provavelmente acontecerá

A análise de negócios é sobre ser proativo na tomada de decisões. Nesta fase, você pode usar técnicas preditivas para descobrir insights e padrões que destacam evidências ocultas das variáveis mais influentes. Você também pode comparar os valores preditivos com os valores reais para ter uma noção mais aproximada da realidade.

5. Cruze os dados de toda a organização

Uma organização é composta por diversas atividades que ocorrem simultaneamente, certo? E todas essas rotinas internas geram dados que podem ser analisados. Quanto mais ampla for a visão do empresário sobre tudo o que acontece dentro da empresa, melhores podem ser suas decisões de investimentos.

Talvez analisar somente dados sobre a insatisfação do consumidor seja muito raso. Porém, cruzar esses dados com as informações sobre problemas no controle de estoque e logística pode ajudar a entender que os clientes estão satisfeitos com a demora na entrega dos produtos.

Da mesma forma, a análise de dados para investimentos pode facilitar o cruzamento de informações em toda a estrutura organizacional – gerando insights valiosos para promover a evolução constante da organização.

6. Monitore os resultados constantemente

A sua empresa está gerando novos dados a todo instante. É fundamental continuar monitorando essas informações constantemente – principalmente para avaliar se as ações tomadas estão surtindo efeito.

Novos investimentos também ocorrem diariamente, não é? Acertar em cada investimento realizado contribui para que o seu negócio seja bem-sucedido em longo prazo. E a análise de dados para investimentos deve acompanhá-lo ao longo desse caminho.

Você já conhecia a importância da análise de dados para investimentos? Quer saber como incorporar essa rotina na sua empresa? Entre em contato com a equipe da Opportunity Maker que ficaremos felizes em ajudá-lo.

Deixe um comentário.

Assine nossa Newsletter