Rever o plano de negócio é uma rotina importante para realizar ajustes que contribuem para que a empresa alcance os seus objetivos. Muitos empresários elaboram esse documento antes de iniciar as atividades e não tiram um tempo para atualizar as informações conforme as atividades são desenvolvidas – deixando o planejamento obsoleto.
Imagine uma empresa que faz o comércio de roupas pela internet. No seu plano de negócio, estão previstos os resultados a serem alcançados em curto, médio e longo prazo, certo? Porém, os resultados de vendas podem ser muito melhores do que o esperado – permitindo que os objetivos de médio prazo sejam alcançados logo no primeiro ano de atividade. Nessa situação, é fundamental rever esses objetivos, não é?
O plano de negócio é uma ferramenta de auxílio para que o empreendedor tenha domínio sobre todas as áreas da sua empresa, e possa criar objetivos para o futuro. Para que isso seja efetivo, entretanto, é fundamental que as informações inseridas sejam condizentes com a realidade.
É nesse momento que surge a necessidade de rever o plano de negócio. Confira, a seguir, de quanto em quanto tempo é preciso revisar esse pilar para se adequar ao mercado.
A importância do plano de negócio
Uma empresa é composta de atividades que devem ocorrer simultaneamente para gerar bons resultados, certo? Uma organização que foca nas ações de marketing e vendas, mas deixa de lado os controles financeiros, pode enfrentar problemas com o fluxo de caixa. Enquanto isso, a falta de atenção com o controle de estoques pode gerar complicações com clientes e aumentar os custos.
Criar essa visão de que todas as atividades estão interligadas é um dos principais desafios para os empreendedores. É justamente para facilitar esse exercício que existe o plano de negócio – que é uma ferramenta para detalhar aspectos essenciais da empresa e criar objetivos para o futuro.
Entre as informações que estão inclusas no plano de negócio, se destacam:
- Resumo do negócio com as principais informações que caracterizam a empresa;
- Forma jurídica e enquadramento tributário;
- Estudo do mercado – incluindo fornecedores, clientes e concorrentes;
- Plano operacional;
- Plano de marketing;
- Plano financeiro;
- Construção de cenários;
- Avaliação estratégica.
Por que rever o plano de negócio?
Para que um plano de negócio seja realmente eficiente, é necessário que ele seja alimentado com informações atualizadas. Um restaurante que começa atendendo com um buffet e muda o sistema para pedidos a la carte precisa rever o plano de negócio para realizar todos os ajustes por conta dessa decisão.
Da mesma forma, uma outra empresa que fez a construção de diversos cenários considerando os resultados de vendas pode ser surpreendida com resultados melhores do que os objetivos mais otimistas. Nesse caso, é essencial rever o plano de negócio para encontrar as melhores formas de aplicar esse capital acima do esperado.
Um plano de negócio atualizado serve como norte para as estratégias traçadas pelo empresário, e auxilia no momento de encontrar soluções para encarar eventuais problemas. Quanto mais próximas da realidade forem as informações, maior é a efetividade da ferramenta.
De quanto em quanto tempo é preciso rever o plano de negócio?
A ação de rever o plano de negócio deve ser feita periodicamente para manter as informações atualizadas. Entretanto, é preciso ficar de olho em mudanças que possam gerar a necessidade de atualizar as informações em vez de, simplesmente, adotar uma periodicidade.
Se ocorreu uma grande mudança no mercado que comprometeu os resultados de todo o segmento em que a sua empresa atua, é necessário rever o plano de negócio para adequar os custos, resultados de vendas e objetivos traçados. Isso deve ser feito o quanto antes – e não apenas em uma data prevista para revisar o plano.
Para ajudá-lo a manter o negócio sempre atualizado e cumprir o seu propósito, veremos as principais situações que podem gerar a necessidade de rever o plano de negócio:
Grandes alterações no mercado
Se o mercado de atuação da sua empresa sofrer uma grande mudança que afeta os resultados do negócio, é importante rever o plano para ajustar os objetivos traçados. Em um período de crise, se torna muito difícil alcançar um crescimento sólido nos resultados de vendas, por exemplo.
Mudanças na estrutura do negócio
Imagine uma empresa que comercializa computadores montados especialmente para profissionais que trabalham com softwares pesados – como edição de imagens e vídeos. Porém, o empreendedor nota que grande parte das vendas feitas é para usuários que utilizam os computadores para jogos.
Em vez de fazer mudanças para atrair o público-alvo definido originalmente, é possível ajustar para explorar ainda mais esse mercado de jogos. Nesse caso, seria necessário fazer uma grande mudança na estrutura do negócio – o que também estaria presente no plano de negócio.
Aplicação da tecnologia na empresa
As soluções digitais estão cada vez mais presentes no ambiente empresarial, certo? Com ferramentas de automação que reduzem custos e aumentam a eficiência, vários dos processos previstos podem sofrer alterações. Nesses casos, é uma boa ideia rever o plano de negócio.
Novas oportunidades de negócio
Uma empresa que identifica um grande público que ainda não é atingido pelos seus concorrentes, ou busca expandir as atividades para outra região, gera uma mudança nos custos e receitas, não é? Por melhores que sejam os resultados alcançados, é importante que essas mudanças sejam registradas no plano de negócio e atualizem os objetivos traçados.
Atualização anual
Por fim, se não ocorreu uma grande mudança nos planos da empresa ao longo do ano, é recomendável rever o plano de negócio na virada – atualizando as metas e objetivos para iniciar um novo ciclo de atividades com o pé direito.
Levando isso em conta, o tempo ideal para rever o plano de negócio seria um ano. Porém, todas as mudanças que tendem afetar a estrutura interna da empresa, os objetivos traçados ou distorcer as informações presentes no planejamento podem antecipar essa rotina.
Você já sabia de quanto em quanto tempo é preciso rever o plano de negócio? Precisa de ajuda para elaborar o seu? Conte com a Opportunity Maker: entre em contato e até a próxima.