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Por que um plano de ação é fundamental para uma empresa?

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Descubra qual é a importância de um plano de ação para o desenvolvimento das atividades de uma empresa.

A criação de um plano de ação é fundamental no desenvolvimento de uma empresa. Mais do que possuir ideias inovadoras e visualizar um grande potencial de sucesso no mercado, é importante que uma organização saiba exatamente como colocar os seus planos em prática.

Imagine que você identifique uma grande oportunidade no mercado de softwares de contabilidade – criando uma ferramenta que automatiza processos para o recolhimento de impostos. Apesar de saber que existem muitas empresas que estariam interessadas na sua solução, é preciso saber como colocar esse projeto em prática – incluindo o desenvolvimento do produto, criação da marca, ações de marketing, posicionamento no mercado, processos internos, entre outros fatores.

Nesse momento é essencial que exista um plano de ação que transforme as estratégias em pequenas tarefas do dia a dia. Em vez de saber apenas que precisa desenvolver ações de marketing para iniciar as operações, você define quais são as ações a serem desenvolvidas: criar uma página nas redes sociais, investir em mídia paga, visitar empresas da região, entre outras.

Ao longo deste artigo entenderemos melhor a importância de um plano de ação para o crescimento de uma empresa. Acompanhe.

A importância de um plano de ação para uma empresa

Uma das grandes falhas dos empreendedores brasileiros é elaborar grandes planejamentos mas não conseguir transformá-los em realidade. Você consegue imaginar a sua empresa fazendo sucesso no futuro por conta das oportunidades que existem no mercado? Pretende criar um produto superior aos concorrentes e conquistar o público? Para isso, é necessário saber os primeiros passos a serem dados.

Uma empresa não inicia as atividades com reputação no mercado ou com os seus processos estruturados. É necessário pensar em todos os detalhes para que as atividades realmente sejam um sucesso. É somente com essa visão sobre todas as áreas de uma organização que os resultados realmente aparecem.

O plano de ação é o documento que oficializa todas as ações que devem ser realizadas para transformar um objetivo em realidade. Trata-se de uma ferramenta de auxílio para fazer com que uma ideia abstrata vire algo concreto.

Veja alguns aspectos que comprovam a importância do plano de ação para uma empresa:

  • Ações executadas de forma consciente. Com um bom planejamento, todas as ações são executadas de forma consciente para contribuir com a concretização dos objetivos traçados. Dando um passo de cada vez, a organização tem todas as condições de chegar onde o empresário imagina.
  • Otimização do tempo. Sabendo exatamente quais ações devem ser executadas no dia a dia, é possível otimizar o tempo do empreendedor – reduzindo o tempo ocioso e gasto com atividades improdutivas.
  • Desenvolvimento do projeto. Um projeto se transforma em realidade após várias semanas de trabalho intenso, certo? É com base no plano de ação que todas as ideias vão se transformando em realidade.
  • Distribuição de tarefas. O plano de ação prevê a distribuição de tarefas entre os membros da equipe. Com isso, todos sabem as suas atribuições e o empresário não fica sobrecarregado.
  • Definição de prazos. Estipular prazos para a realização das ações é muito importante para que elas realmente sejam concretizadas. Além disso, torna-se possível monitorar com precisão o desenvolvimento de cada uma das atividades.

Como criar um plano de ação eficiente?

Para criar um plano de ação eficiente é necessário saber quais são as principais informações que devem constar no documento. O objetivo é reunir todos os dados que são necessários para que as atividades realmente possam ser desenvolvidas de forma clara e precisa.

Uma ótima forma de colocar isso em prática é utilizando a ferramenta 5W2H, que utiliza uma metodologia muito simples para auxiliar na criação de um plano de ação. Ela utiliza 7 perguntas que permitem que o empresário pense em todos os fatores importantes do seu planejamento:

1. What: o que será feito?

Qual será a atividade desenvolvida? É preciso que seja feita uma boa descrição sobre a ideia que você quer colocar em prática – como “estruturar o sistema de controle financeiro” ou “desenvolver testes no software para corrigir erros”.

2. Why: por que será feito?

Qual é a motivação para realizar essa atividade? Refletir sobre a real necessidade antes de executar uma ação é importante para compreender se realmente é necessário colocar essa atividade em prática neste momento. Talvez existam outras ações que merecem uma prioridade maior.

3. Where: onde será feito?

Onde essa atividade será desenvolvida? Essa pergunta pode estimular a pensar tanto no local físico em que será desenvolvida a ação quanto na ferramenta utilizada nos casos de tarefas feitas digitalmente.

4. When: quando será executado?

Qual é o prazo para o desenvolvimento da atividade? Possuir um cronograma do desenvolvimento das ações é fundamental para ter ainda mais domínio sobre as operações da empresa – integrando todas as atividades.

De nada adianta criar uma campanha de publicidade para iniciar as vendas com prazo até o final de março se a previsão de terminar o desenvolvimento do software que será vendido é apenas no final de abril, não é? É preciso coordenar todas as rotinas para otimizar as atividades.

5. Who: quem será o responsável?

Quem vai executar a ação? A definição de responsabilidades é importante para que fique bem claro quem está encarregado daquela tarefa – permitindo a delegação de ações e a cobrança dos responsáveis.

6. How: como será feito?

É nesse momento em que você pode “quebrar” a ação em várias pequenas tarefas que serão executadas de forma ordenada para alcançar o objetivo proposto. No exemplo em que você deseja estruturar o sistema de controle financeiro, poderiam estar inclusas as seguintes tarefas:

  • Avaliar as principais ferramentas de controle financeiro disponíveis no mercado
  • Calcular o capital disponível da empresa
  • Registrar todas as movimentações financeiras que foram realizadas até o momento
  • Estruturar processos internos para atualização constante das contas
  • Definir o responsável pelo controle financeiro
  • Traçar metas de gastos

7. How much: qual será o custo?

Por fim, faça um estudo sobre todos os custos que podem estar envolvidos no desenvolvimento dessa ação – listando todas as despesas que estão relacionadas.

Você já conhecia a importância de traçar um plano de ação para o desenvolvimento de uma empresa? Ficou com alguma dúvida sobre o assunto? Deixe o seu comentário!

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