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Por que o investimento no comercial não deve ser a única estratégia de crescimento?

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Entenda por quais razões somente o investimento no comercial não é o suficiente para promover o crescimento sustentável da sua empresa.

O investimento no comercial é a solução encontrada por muitos empresários que desejam maximizar os resultados da sua empresa. Porém, essa não é a única estratégia que pode ser usada para promover o crescimento da organização. Na verdade, investir somente no comercial pode comprometer o desenvolvimento sustentável do negócio.

Imagine uma empresa que investe pesado em marketing e vendas todos os meses. Mesmo conseguindo aumentar o número de vendas, a sua lucratividade parece não aumentar. Isso pode ocorrer porque os funcionários estão insatisfeitos, estão ocorrendo desperdícios na gestão dos estoques, as finanças estão desorganizadas, entre vários outros motivos.

Ou seja, um bom resultado de venda não garante o crescimento de um negócio. Toda a organização precisa crescer em conjunto para que não ocorra um desequilíbrio na estrutura empresarial. Neste artigo entenderemos melhor por que o investimento no comercial não deve ser a sua única estratégia de crescimento.

A importância do investimento no comercial

O objetivo de qualquer empresa é lucrar. E o caminho lógico para isso é vender o máximo possível, não é? É justamente por isso que a maior parte dos esforços de uma empresa são para maximizar os resultados de vendas. E o investimento no comercial é uma forma de colocar isso em prática.

Quando você abre um novo negócio, ainda não possui nenhum cliente. É preciso lutar constantemente para atrair novos consumidores e continuar vendendo. Se as vendas pararem, o faturamento da empresa cai. E é esse dinheiro que entra no caixa da empresa que movimenta todas as suas operações – desde a compra de mercadorias até o pagamento dos funcionários.

Por essa razão, as vendas são consideradas por muitos como o aspecto mais importante para qualquer organização. É daí que a receita vem. Você pode produzir qualquer quantidade de produto com tecnologias de ponta, mas se elas não forem vendidas ao consumidor, todo o investimento será em vão e, eventualmente, as empresas morrem.

Depois que você começar a vender seu produto, a receita chegará. Com isso, você poderá investir em sua empresa e produzir mais e, eventualmente, vender mais. É assim que você cresce. Portanto, as vendas são a base para ter acesso ao capital que financia o crescimento do seu negócio.

Por que investir no comercial não garante o crescimento da empresa?

Acabamos de ver como o investimento no comercial é importante para o seu negócio. Mas repare que o faturamento obtido com as vendas deve ser investido para promover o desenvolvimento de toda a organização – e não apenas para gerar ainda mais vendas. E é neste ponto que muitos empresários pecam.

Imagine que você consiga triplicar os seus resultados de vendas. Empolgado com o crescimento nos resultados, você pode ser levado a continuar os investimentos pesados em marketing e vendas. Porém, o restante da organização pode não estar acompanhando esse crescimento. As mercadorias começam a faltar nos estoques e os funcionários não dão conta de processar tantos pedidos. Em pouco tempo, os clientes podem começar a ficar insatisfeitos com as falhas na entrega – arranhando a imagem da marca e gerando uma queda nas vendas.

Você consegue perceber como somente aumentar as vendas não garante o sucesso em longo prazo? A grande questão é como usar corretamente o dinheiro que entra no caixa da empresa. E a resposta está no desenvolvimento de toda a estrutura empresarial.

Pense em uma empresa que realiza um grande investimento no comercial e está em uma situação confortável no mercado. Porém, enquanto isso, seus concorrentes investem em pesquisa e desenvolvimento de novos produtos de qualidade superior. Em alguns anos, essa primeira empresa pode ser ultrapassada pelos seus concorrentes e perder todos os clientes que foram conquistados ao longo dos anos.

E esse é apenas um dos exemplos de situação que podem ocorrer quando o empresário é motivado apenas pelo volume de vendas. Lembre-se que uma organização é um organismo vivo composto de diversas células diferentes. E todas elas precisam funcionar em conjunto para que esse organismo continue vivo.

Busque uma visão 360 para um crescimento sustentável

Você sabe o que todas as empresas bem-sucedidas possuem em comum? Um equilíbrio entre suas diferentes áreas. Apesar de vermos somente o sucesso que reflete dos ótimos resultados de vendas de empresas como Coca-Cola, Airbnb ou Apple, a estrutura interna desses negócios deve funcionar perfeitamente para que ocorra um crescimento sustentável.

Para que você consiga ir a qualquer supermercado e comprar uma lata de Coca-Cola é fundamental que exista um sistema eficiente de logística e relacionamento com os pontos de venda. Sem isso, mesmo que o setor comercial consiga fechar um volume incrível de vendas, seria inviável fazer uma distribuição em um território tão extenso.

E é justamente essa visão 360 do negócio que você precisa buscar para conseguir crescer. Além do investimento no comercial, também é importante investir em marketing, controle de estoques, logística, gestão de pessoas, finanças, contabilidade, atendimento ao cliente, produção, entre vários outros processos internos.

Essa é uma forma de otimizar os resultados obtidos em cada um dos setores. Na prática, isso também significa um ganho de produtividade e redução de custos em toda a estrutura. E, no fim das contas, isso é importantíssimo para aumentar a lucratividade alcançada.

Por melhor que seja o faturamento de vendas, é a lucratividade que você deve perseguir. E as despesas espalhadas por toda a organização devem ser consideradas nesse cálculo. Quanto mais ampla for a sua visão sobre todas as atividades que ocorrem dentro do seu negócio, melhores serão as suas decisões para promover o crescimento sustentável – conseguindo se manter no mercado por muitos e muitos anos.

Você já sabia por que o investimento no comercial não deve ser a única estratégia de crescimento? Quer saber como você pode trabalhar para promover uma empresa 360º? Então confira O que é uma empresa 360º.

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