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Como equilibrar os investimentos em outras áreas da empresa além do comercial?

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Entenda como você pode equilibrar os investimentos em todas as áreas da sua empresa e vá além dos esforços para aumentar as vendas.
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Equilibrar os investimentos da empresa é o caminho para o crescimento. Apesar de existir um grande foco nas vendas, todo o restante da organização precisa trabalhar para que seja possível conquistar os resultados esperados. Afinal, de nada adianta conseguir atrair vários novos clientes se a empresa não tem o volume necessário de produtos em estoque ou não tem condições de processar tantos pedidos simultâneos.

Assim como o setor comercial é importante, todos os outros departamentos também possuem valor para uma empresa: marketing, gestão de pessoas, finanças, contabilidade, controle do estoque, limpeza, segurança, entre outros. Todas as atividades precisam funcionar adequadamente para que a empresa se mantenha operando com sucesso.

O grande desafio se torna equilibrar os investimentos em outras áreas além do comercial. Neste artigo veremos algumas dicas para superar esse desafio.

A importância de equilibrar os investimentos

O setor comercial é, sem dúvidas, um dos principais responsáveis pelos resultados conquistados por uma empresa. Após todos os esforços empregados para possuir um produto de qualidade para oferecer ao cliente, são os vendedores que transformam isso em resultados financeiros. E é dessa forma que uma organização eleva o seu faturamento.

Porém, é importante compreender todos os processos que antecedem uma venda. Afinal, uma empresa não é composta apenas por vendedores, não é? É preciso comprar os materiais, organizar os estoques, garantir uma logística que funciona, executar ações de marketing, tomar decisões estratégicas, controlar o fluxo de caixa, cumprir as obrigações legais, entre outras rotinas.

Imagine um negócio que investe pesado no setor comercial. O volume de vendas cresce mês após mês. Porém, a lucratividade segue na direção oposta e despenca. Apesar de parecer não seguir uma lógica, essa é uma situação muito comum nas empresas brasileiras. Sem uma estrutura para acompanhar o aumento das vendas, surgem vários novos custos e problemas internos. Como consequência, torna-se difícil manter um crescimento sustentável.

Por outro lado, uma empresa que busca escalar de forma sustentável consegue elevar os seus resultados de venda com naturalidade. Em vez de uma busca descontrolável por vendas, é possível elevar a lucratividade mês após mês com investimentos certeiros. Assim, todos os departamentos conseguem executar um trabalho de qualidade.

Como equilibrar os investimentos da sua empresa?

Equilibrar os investimentos não precisa ser uma tarefa complicada. O segredo está em analisar com eficiência o funcionamento da sua empresa e os resultados conquistados – compreendendo o papel de cada uma das atividades desenvolvidas. Veja um passo a passo que vai ajudá-lo nessa atividade:

1. Avalie o fluxo de caixa atual

Inicie com uma análise sobre o fluxo de caixa atual da sua organização. Com base nas suas despesas dos últimos meses, será possível ter uma boa noção de como o seu orçamento está alocado entre os departamentos da empresa – identificando quais áreas possuem mais ou menos gastos.

Essa é uma boa forma de identificar se os investimentos estão equilibrados ou não. Você possui um orçamento para vendas 10 vezes maior que para marketing? Talvez seja possível equilibrar esses gastos para que esses dois setores trabalhem em conjunto para gerar mais oportunidades de vendas, por exemplo.

2. Identifique pontos de melhoria

Depois de avaliar o fluxo de caixa, você pode buscar por pontos que precisam de melhoria na sua organização. Essa busca pode levá-lo aos mais variados insights: a necessidade de uma máquina nova na produção, falhas no controle de estoque, dificuldade do setor comercial fechar vendas, desmotivação dos funcionários, entre outros problemas.

Mais do que identificar essas falhas, é preciso analisar o seu impacto para os resultados. Provavelmente um problema que afeta a qualidade de todos os produtos produzidos pela empresa deve receber uma atenção maior do que uma pequena falha em um software usado para automatizar e-mails. Com base nisso, você compreende melhor quais áreas necessitam de investimentos com mais urgência.

3. Trace objetivos em médio e longo prazo

Equilibrar os investimentos possui uma relação direta com os objetivos do seu negócio. Se você busca expandir as vendas da empresa para novas regiões, será preciso investir em marketing e vendas. Se você quer melhorar a qualidade dos produtos, será necessário buscar por máquinas mais modernas e profissionais capacitados para operá-las.

Portanto, o exercício de traçar os objetivos em médio e longo prazo vai ajudá-lo a equilibrar os investimentos ao longo dos meses. Quando você sabe onde deseja chegar, torna-se mais fácil enxergar os investimentos necessários para isso.

4. Entenda o papel de cada investimento

Qual é o impacto de implementar um novo software de contabilidade? E de expandir o setor de marketing da empresa? Ou, então, de reformar o espaço em que o estoque é armazenado? Todos esses são investimentos em diferentes áreas que podem gerar bons resultados. Mas, com um orçamento limitado, talvez não seja possível realizar todos eles ao mesmo tempo. 

Para tomar as melhores decisões, procure estimar os custos e o retorno que cada investimento pode proporcionar. Ao avaliar todo o contexto da organização e os impactos gerados pelos investimentos se torna mais simples equilibrar os investimentos.

5. Busque um crescimento sustentável

Todas as suas decisões para equilibrar os investimentos devem ser pensando em um crescimento sustentável. Ou seja, toda a empresa precisa crescer no mesmo ritmo para que seja possível maximizar a lucratividade. Quando um departamento fica para trás, toda a organização perde.

Imagine que os resultados de vendas estejam crescendo e você consiga dar conta de todos os pedidos. Porém, o setor de Recursos Humanos não recebe os investimentos necessários e os funcionários começam a ficar insatisfeitos com o aumento do trabalho. Em pouco tempo, você pode ter que lidar com pedidos de demissão e quedas na produtividade. 

6. Considere o auxílio de um especialista

Conseguir equilibrar os investimentos em uma estrutura complexa e mutável pode ser uma tarefa complicada – principalmente para empresários que não possuem experiência no gerenciamento de empresas em expansão. Por esse motivo, você pode se beneficiar do auxílio de especialistas que possuem expertise na gestão de grandes organizações e podem ajudá-lo a ter uma visão mais ampla sobre o seu negócio.

Você gostou das dicas para equilibrar os investimentos em outras áreas da empresa além do comercial? Quer saber como uma equipe de especialistas pode ajudá-lo? Então conheça o trabalho da Opportunity Maker!

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