O processo de validação de ideia é essencial para qualquer empresário. Trata-se de uma rotina que deve ser adotada na concepção de um novo negócio, criação de um produto ou implementação de outros projetos em uma organização. Com base nessa validação, é possível lapidar a ideia e otimizar o uso do orçamento.
Porém, é comum que os empresários enfrentem alguns obstáculos nesse processo de validação de ideia. Como garantir que os objetivos realmente sejam alcançados e que a ideia está validada para ser colocada em prática? Como minimizar as dúvidas e complicações que surgem em meio a esse procedimento? Quanto mais eficiente for esse processo, mais ágil e econômico ele será.
Com base nos principais obstáculos que você pode enfrentar na validação de ideia será mais fácil evitá-los. Descubra quais são eles ao longo deste artigo.
Quais são os obstáculos na validação de ideia?
Os obstáculos na validação de ideia surgem a todo instante. Principalmente para os empresários que nunca passaram por esse processo antes. Porém, o conhecimento sobre essas complicações pode ajudar a minimizar as dificuldades – permitindo que você viabilize os seus projetos. Veja quais são os principais desses obstáculos:
1. Definir um conceito
O primeiro desafio que você enfrenta ao desenvolver uma ideia é escolher um conceito com potencial. Uma boa ideia é apenas um primeiro passo e, muitas vezes, não é viável devido a custos, dificuldades de produção ou limitações regulatórias. Portanto, é preciso lapidar a ideia para torná-la um conceito que é realmente aplicável na prática.
2. Não se deixar levar pelo otimismo
Você tem uma nova ideia de negócio e já consegue vislumbrar o sucesso da sua empresa em cinco anos? É preciso ter muita calma nessa hora. Ao se deixar levar pelo otimismo, você pode deixar passar aspectos importantes do processo de validação – como possíveis falhas e problemas no desenvolvimento do projeto. Para evitar isso, procure colocar o seu foco sempre na percepção dos seus potenciais clientes.
3. Não ser tendencioso
Se for uma boa ideia, e você construir um bom ciclo de feedback para analisá-la, encontrará evidências para apoiá-la. Mas não force as coisas. Se sua hipótese não é suportada pelos dados quantitativos e qualitativos que você coleta, tudo bem. É melhor invalidar cedo e dinamizar novos conhecimentos do que assumir ou fingir validação e gastar muito tempo e recursos trabalhando em uma ideia que provavelmente não funcionará a longo prazo.
4. Pensar criticamente sobre o problema que sua ideia resolve
Seu produto resolve um problema exclusivo para você ou outras pessoas têm o mesmo problema? Eles estão procurando ativamente uma solução? O que os incomoda sobre as soluções às quais eles têm acesso atualmente? O seu produto precisa oferecer um valor claro para o público-alvo. Afinal, o foco de qualquer ideia deve ser a rentabilidade.
5. Definir o nicho de mercado
Um dos maiores desafios na validação de ideia é definir o nicho de mercado. Muitos empresários enfrentam complicações para limitar o tamanho do mercado. Porém, é muito mais fácil obter um feedback bom e relevante quando você tem um mercado-alvo (nicho) claramente definido. Já uma definição errada pode tornar todo o processo de validação inútil.
6. Financiamento da ideia
Criar um novo negócio ou desenvolver novos produtos é caro e arriscado. Por isso, é fundamental garantir que existe uma compensação de acordo com o risco que você está assumindo. E isso possui uma relação direta com o orçamento disponível para o projeto. Mesmo com uma boa ideia em mãos, você precisa entender os custos de colocar o projeto em prática e estudar o retorno sobre o investimento.
7. Formação de uma equipe
Ainda na etapa de validação de ideia você precisa começar a pensar na sua equipe. Isso vale tanto para a equipe que trabalhará na validação da ideia quanto nos profissionais necessários para operar o seu negócio. Essas equipes devem ser compostas por pessoas com conhecimentos variados para contribuir em diversas rotinas. Sem uma equipe qualificada, é muito difícil viabilizar uma ideia.
8. Desenvolvimento do produto
Para garantir um desenvolvimento bem-sucedido do produto, sua equipe precisa projetar um produto com funcionalidade prevista pelo inventor e atraente para o mercado-alvo. Você deve poder fabricar o produto a um custo razoável e ele deve atender às normas de segurança. O desafio é que os designers mantenham todos esses aspectos em mente enquanto criam um produto que será vendido.
Além disso, também é uma boa ideia desenvolver um protótipo para validar a ideia. Trata-se de uma versão mais simples do produto final que pode ser usada para realizar testes e receber os primeiros feedbacks do público-alvo. Com base nesse protótipo, você pode obter insgihts valiosos para lapidar a ideia.
9. Estruturação das ações de marketing
Após identificar mercados-alvo e compreender as necessidades do público, será preciso ressaltar isso nas ações de marketing. Mesmo produtos incríveis podem fracassar quanto não existe uma boa campanha de marketing para introduzi-los no mercado. Portanto, um grande desafio para os empresários é elaborar uma estratégia de marketing viável para levar sua ideia até o cliente.
10. Entender quando a ideia está validada
Você lapidou sua ideia, descobriu mais sobre o público-alvo, testou um protótipo e fez uma análise financeira. Será que isso indica que a sua ideia está validada? Essa é uma das maiores questões enfrentadas pelos empresários. É preciso saber quando uma ideia finalmente está validada e pronta para ser colocada em prática.
Neste momento, não existe uma fórmula mágica que pode ajudá-lo. Será preciso reunir todas as informações coletadas para que você tenha o máximo de segurança possível antes de iniciar o investimento. A opinião dos possíveis clientes será fundamental para descobrir se a sua ideia está pronta para entrar no mercado.
Você já conhecia esses obstáculos que você pode ter que enfrentar na validação de ideia? Quais dessas complicações você já teve que enfrentar? Deixe o seu comentário.