Você tem uma ideia de negócio e deseja validá-la sem muitos custos? Esse é um desafio vivido por muitos empresários brasileiros. Mesmo com uma ideia promissora em mãos, colocá-la em prática é complicado por conta dos custos envolvidos. E são poucos os empresários dispostos a investir na abertura de um negócio sem um bom processo de validação.
Porém, você não precisa pular a validação da sua ideia de negócio para reduzir custos. Existem formas de garantir que a sua ideia seja bem recebida pelo público sem precisar elevar as despesas iniciais do seu negócio. Basta que você saiba quais informações precisa coletar e como estruturar os processos de validação corretamente. Acompanhe ao longo deste artigo algumas dicas validar uma ideia de negócio com baixo orçamento.
A importância de validar sua ideia de negócio
É muito comum ouvirmos história de empresários que iniciaram negócios que não sobreviveram por muitos meses no mercado. Mas você sabe o que grande parte deles têm em comum? A falta de planejamento. Se você tiver uma ideia de negócio e começar a investir na abertura da empresa sem planejar as ações, as chances de sucesso reduzem drasticamente.
E uma das etapas fundamentais no processo de planejamento é a validação da ideia de negócio. Ou seja, você precisa garantir que a sua ideia seja viável antes de começar a investir o seu dinheiro.
Será que existe um bom volume de potenciais consumidores para comprar o seu produto ou serviço? Você tem capacidade de se diferenciar dos concorrentes? O valor de investimento inicial está dentro do seu orçamento? Qual é o tempo de retorno sobre o investimento? Essas são algumas das questões que você consegue responder ao viabilizar a sua ideia de negócio.
Com esse processo de validar a ideia de negócio, é possível obter os seguintes benefícios:
- Economia de dinheiro ao colocar a ideia em prática
- Acesso ao feedback de clientes em potencial para ajudar a melhorar o produto
- Construção de confiança na ideia
- Ajuda você a entender melhor seu mercado-alvo
Como validar a sua ideia de negócio com baixos custos?
O processo de validação da ideia de negócio aumenta consideravelmente a sua chance de sucesso no mercado. Mas é possível fazer esse processo com baixo orçamento? Preparamos algumas dicas que podem ajudá-lo a viabilizar o seu negócio sem custos elevados:
1. Encontre um nicho rentável (com o qual você se preocupa)
As melhores ideias de negócios vêm das suas áreas de interesse mais fortes. Portanto, o primeiro passo para validar a sua ideia é garantir que você tenha uma motivação que vai além da questão financeira. Ou seja, é preciso buscar a motivação de entregar um produto ou serviço que realmente consegue impactar positivamente no seu nicho de mercado.
Para isso, busque uma combinação entre a sua ideia de negócio e suas aspirações pessoais. Se você não tiver certeza de quais são seus interesses ou quais deles podem levar a uma oportunidade de negócio lucrativa, comece respondendo a estas perguntas:
- Quais são seus hobbies?
- Qual é a parte mais significativa do seu dia?
- Sobre quais tópicos você pode gostar de escrever um artigo com 1.000 palavras?
- O que você ama fazer?
- O que é uma conquista que faria você se sentir particularmente orgulhoso de si mesmo?
- Existem aspectos ou funções específicas que você ama no seu trabalho?
- E os sonhos de infância que você ainda acha intrigantes?
- Se você tivesse que escolher apenas uma coisa a ser lembrada, qual seria?
Com base nisso, você poderá garantir que a sua ideia de negócio está alinhada com seus gostos pessoais. Esse é um exercício muito simples de ser feito e sem custo algum – mas que faz toda a diferença.
2. Crie um grupo de feedback antecipado
Um grupo de feedback antecipado inclui pessoas que estão dentro do seu mercado-alvo e podem dar uma opinião de valor para você. O objetivo desse exercício é garantir que você esteja construindo algo que realmente gera valor para o público – e que as pessoas queiram pagar o suficiente.
A melhor forma de iniciar esse processo é buscar por amigos e familiares que possuem interesse no que você deseja oferecer. Você pode enviar mensagens de texto, e-mails e conversar com amigos, ex-colegas de trabalho e conhecidos para descobrir quais deles passam por esse filtro inicial.
Além das pessoas que convivem com você no dia a dia, você pode começar a criar seu grupo de feedback com base nessa lista:
- Família de amigos
- Colegas de trabalho
- Ex-colegas de trabalho
- Outros profissionais com quem você trabalhou
- Colegas ou ex-colegas da escola
- Professores que você já teve
- Associados em clubes, sociedades, grupos ou redes de encontros em que você está
Percorra as suas mensagens de texto recentes. Navegue pelos seus últimos cem e-mails pessoais. Entre na sua lista de amigos do Facebook, na lista de conexões do LinkedIn e confira seus seguidores no Twitter. Procure pessoas que você conheça e que ache que podem ter interesse no que está construindo. Em seguida, entre as pessoas que expressam interesse em sua ideia, pergunte a elas se alguém mais conhece o que vem à mente – que pode estar animado com o que você está construindo.
Depois de criar um grupo de pessoas que podem ajudá-lo a desenvolver a sua ideia de negócio, você pode passar para a próxima etapa.
3. Converse individualmente com seu mercado-alvo
Depois de começar a criar sua pequena comunidade, você precisa iniciar uma conversa com eles. Nesse estágio, no entanto, seu objetivo passa a se concentrar mais na determinação da combinação certa de destaques, recursos e proposições de valor que serão mais atraentes para o seu público-alvo.
Como você não deseja criar uma solução para um problema que realmente não existe, isso exige o maior número possível de conversas individuais. Esse é um processo que leva tempo, mas economizará inúmeras horas mais tarde. Além disso, também é uma rotina que você pode colocar em prática sem grandes custos.
Aqui estão algumas das principais perguntas que você deve fazer ao seu mercado-alvo, com o objetivo de aprender mais sobre suas motivações e necessidades no que se refere à sua ideia de negócio:
- O que você mais deseja alcançar (no que diz respeito à sua área de negócio)?
- Quais são algumas das soluções atuais que você está usando ou já usou no passado?
- O que mais o frustra nas soluções atuais disponíveis?
- Quais recursos você mais gostaria de ver no produto ou serviço?
- Você tem algum medo que está impedindo você de consumir esse produto ou serviço?
- Você estaria disposto a pagar por uma solução que faça XYZ para você?
4. Faça uma avaliação financeira
Após conversar com o seu mercado-alvo, você já possui uma boa noção do que precisa para conquistar seus primeiros clientes. O desafio agora passa a ser tornar a sua ideia viável financeiramente. Ou seja, é preciso avaliar se você tem condições de implementar todas as melhorias necessárias e colocar o seu negócio em prática. Afinal de contas, o propósito da sua empresa é gerar lucro, não é?
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