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Como validar uma ideia de produto antes do seu lançamento?

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Entenda como é possível validar sua ideia de produto antes de realizar o seu lançamento, poupando tempo e recursos.

Validar uma ideia de produto é um passo muito importante para evitar o desperdício de tempo e dinheiro criando algo que ninguém deseja. Parece uma coisa óbvia a fazer, mas, muitas vezes, é um passo que é deixado de lado. Geralmente, essa desatenção pode ser causada por esses motivos:

  • Achar que já se sabe o que público quer e pagará;
  • Estar ansioso para realmente começar a criar algo e apressar a fase de pesquisa;
  • Não saber como validar;
  • Uma combinação de todos os itens acima.

Entretanto, a etapa de validação do produto pode ser um diferencial para o sucesso desse projeto. Trata-se de uma forma de investir seu tempo e recursos de forma inteligente – garantindo que você está projetando algo que as pessoas querem e estão dispostas a pagar.

Se você descobrir que o produto não é tão bom quanto o esperado, terá evitado perder tempo e dinheiro com o seu desenvolvimento. Por outro lado, uma boa aceitação é o sinal verde para investir no lançamento do produto.

Neste artigo, confira 5 maneiras de validar uma ideia de produto antes do seu lançamento.

5 maneiras de validar uma ideia de produto antes do lançamento

1. Avalie seu conceito de produto

O simples ato de escrever sobre o seu produto vai obrigá-lo a considerar coisas que você pode ter anteriormente encoberto. Para fazer uma avaliação completa, é possível se basear nas seguintes perguntas: 

  • Quem é seu cliente? Certifique-se de ser específico ao avaliar o seu público-alvo. Por exemplo, se o cliente for uma empresa, responda: qual é o seu ramo de atuação? Quão grande ou pequeno é o negócio? Quais são suas principais características? Qual é o cargo ocupado pelo profissional que toma a decisão de compra?
  • Quais problemas você está resolvendo? Muitos empreendedores pensam primeiro no produto e depois na sua utilidade prática. Porém, o ideal é começar pelo problema. Ou seja, procure ser explícito sobre os problemas que seu produto resolve.
  • Como o seu produto resolve esses problemas? Depois de definir o problema, você passa para o produto. A partir daqui, você vincula o valor do seu produto diretamente aos problemas do cliente. Como resolver seus problemas torna sua vida melhor? Isso lhes dá mais dinheiro? Gera conforto? Trata-se de uma necessidade básica?
  • Quais são as principais características do produto? Os recursos precisam ser mais do que legais – devem resolver problemas específicos. Quanto mais problemas você for capaz de resolver, melhor.

2. Compartilhe sua ideia

O maior erro que as pessoas cometem ao criar um produto de qualquer tipo é manter a ideia para si. Você deve compartilhar sua ideia com os outros para que ela comece a se tornar refinada. Com base nos comentários recebidos, você conseguirá avaliar quais recursos são realmente importantes e quais podem ser descartados – lapidando sua ideia.

3. Encontre produtos que já existem

Grande parte das pessoas acha que a competição é ruim, especialmente se alguém tiver “vencido”, e construído e comercializado seu produto antes de você. Porém o ideal é analisar essa questão por outro ponto de vista: alguém já gastou tempo e dinheiro para validar essa ideia por você!

Além disso, é possível obter outras vantagens a partir disso. Você pode desenvolver sua ideia de produto sabendo que há um mercado para ele – mas também identificando o que pode ser feito melhor do que seus concorrentes.

4. Entreviste seu público-alvo

Nada melhor do que entrevistar os potenciais consumidores para validar uma ideia de produto. Comece com uma lista de perguntas, mas desvie delas conforme aprende mais informações. Aproxime-se da conversa com um senso de curiosidade sobre o problema e as necessidades do cliente, e você terá uma visão realmente valiosa.

“Por que?” é de longe a pergunta mais importante para ser feita. Com isso, você pode se aproximar da verdade dos clientes. Trata-se de uma forma de entender a motivação por trás das opiniões e validar como seria o comportamento desse público em uma situação real de compra.

Além disso, também é importante compreender que gostar da sua ideia não é o mesmo que comprar o seu produto. Como as pessoas geralmente são legais e querem agradá-lo, é precisa ter cuidado ao aceitar as respostas na sua entrevista. Quando alguém lhe diz com entusiasmo que “parece ótimo” ou “é uma ideia interessante”, sua primeira reação deve ser questionar “por que?”. Seu desafio durante o processo de validação do mercado é eliminar o máximo possível desses “falsos positivos”.

5. Desenvolva um processo de design sprint

Se você busca por um método completo e eficiente para valiar sua ideia de produto, o design sprint é a solução ideal. Essa metodologia foi criada justamente para acelerar o processo de validação de projetos e novas ideias. Em apenas cinco dias, é possível ter uma ótima noção da aceitação do seu produto com o público.

O funcionamento do design sprint é bem simples: você deve reunir uma equipe de profissionais para trabalhar exclusivamente na sua ideia de produto durante a semana inteira. Ao final desse ciclo, você terá em mãos um protótipo testado com usuários que têm o perfil dos seus clientes.

Veja quais são as etapas percorridas durante o design sprint:

  1. Mapeamento. Nesta etapa, é feita a construção de uma base para a semana de trabalho. O objetivo é que a equipe inicie com o máximo de informações sobre o produto em desenvolvimento.
  2. Esboços. Neste momento, cada indivíduo esboçará suas próprias soluções detalhadas e opinativas sobre o produto, seguindo um processo que enfatiza o pensamento crítico da equipe.
  3. Decisão. O desafio desta etapa é decidir quais desses esboços devem ser prototipados e testados. Geralmente, é feita uma votação e os esboços são escolhidos em um storyboard – que representa um plano passo a passo para o seu protótipo.
  4. Protótipo. Nesta etapa, é criado um protótipo realista para simular um produto acabado para seus clientes. Idealmente, a qualidade deve ser boa o suficiente para que pareça real para os usuários, mas tão boa para que você não perca muito tempo o aperfeiçoando-o.
  5. Testes. Por fim, seu protótipo é apresentado para potenciais clientes – fazendo uma entrevista para captar a sua aceitação.

E então, gostou das dicas para validar uma ideia de produto antes do seu lançamento? Descubra quais são os resultados conquistados após o processo de design sprint, e até a próxima. 

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