A validação de uma ideia de negócio é uma das etapas que geram mais dúvidas entre os empresários. Após identificar uma ótima oportunidade de mercado e planejar o desenvolvimento de um novo produto, como você deve proceder? Apesar de a distância entre esse momento inicial e o sucesso da empresa parecer muito pequena, a verdade é que existe um longo caminho a ser percorrido.
Ideias são como faíscas que brilham muito no momento em que ocorrem, mas, se não forem mantidas, podem se apagar com facilidade. Ou seja, você precisa encontrar uma forma de manter essa luz acesa para alcançar o sucesso. Na prática, isso significa lapidar a ideia de negócio até que ela esteja realmente pronta para ser colocada em prática.
Antes de começar a investir tempo e dinheiro no desenvolvimento do seu negócio, você precisa verificar se sua ideia é ótima apenas para você ou se é realmente algo que pode contribuir para resolver problemas específicos e melhorar a vida das pessoas. Em outras palavras, é necessário testar e validar sua ideia.
O que significa o processo de validação de uma ideia de negócio?
Imagine que você deseje fazer uma viagem para a Europa. Em um primeiro momento, parece muito simples tirar esse plano do papel. Basta arrumar as malas, entrar no avião e conhecer os principais pontos turísticos do velho continente. Mas, na prática, as coisas não são tão simples assim, não é mesmo?
Será preciso comprar passagens, tirar passaporte, comprar euros, reservar hospedagens, traçar um roteiro, agendar passeios, encaixar tudo isso no orçamento, entre outras preocupações normais antes de uma viagem. Se você não planejar com antecedência, dificilmente terá uma viagem tão agradável.
A validação de uma ideia de negócio segue essa mesma lógica. Se você resolver abrir a sua empresa sem um período de testes e validações, certamente vai enfrentar vários contratempos que não seriam necessários. Por outro lado, o processo de validação garante que você invista seu capital somente quando tiver uma boa margem de certeza sobre o sucesso desse empreendimento.
O objetivo da validação da sua ideia de negócio é fornecer um certo nível de segurança. Será que você terá uma boa clientela? Quanto os consumidores estão dispostos a pagar pelo seu produto? A ideia é financeiramente viável? Existem boas possibilidades de expansão do negócio? Quais são os próximos passos para tirar a ideia do papel? Todas essas questão são essenciais para guiar o início de uma nova empresa.
Em resumo, você precisa entender se está investindo dinheiro e tempo em algo que ninguém quer comprar. Se esse for o caso, você pode evitar o prejuízo antes mesmo de iniciar o investimento. Por outro lado, também pode ser um exercício precioso para lapidar a sua ideia e deixá-la pronta para chegar no mercado.
Através de vários métodos, você consegue determinar se vale a pena investir na grande ideia que você tem. Você tem que fazer o seu melhor para entender os problemas, desafios e dificuldades que você quer resolver com sua ideia. Tudo isso também significa determinar quem é seu público-alvo, o que ele precisa e se seu produto atende às suas necessidades. Somente assim você será capaz de chegar à conclusão de que existem pessoas que podem ajudar a resolver problemas específicos e para as quais você pode criar valores adicionais.
Uma vez que você determine quais são as necessidades do seu grupo-alvo e veja se o seu produto potencialmente atende a elas e às suas necessidades, você começa a desenvolver melhores soluções, que você irá reverificar e melhorar. O processo de validação é necessário para saber em quais soluções você deve trabalhar, como deve ser e quanto é seu mercado-alvo. Talvez a parte mais importante do processo de validação seja construir relacionamentos e estabelecer confiança com clientes em potencial.
Por que é necessário validar uma ideia?
Validar o conceito e determinar a demanda por seu produto são aspectos muito importantes para se prestar atenção ao iniciar um negócio. Nos estágios iniciais do desenvolvimento de empresas, eles são ainda mais importantes do que o design e as características especiais do produto que muitas pessoas realmente prestam atenção, sem saber se é um produto, com suas características básicas, realmente necessário e necessário.
Você certamente não perderá seu tempo e dinheiro desenvolvendo uma ideia que não tem demanda pública suficiente para torná-lo lucrativo, não é? A necessidade da validação de uma ideia de negócio está justamente neste ponto. Qualquer empresário deseja ter o máximo de convicção antes de aplicar seus recursos.
Frequentemente vemos empresários que ficam tão impressionados com sua ideia que nem pensam em testá-la e validá-la, porque estão convencidos de que ela é boa o suficiente e que certamente será bem-sucedida. Infelizmente, um grande número desses empreendedores não consegue desenvolver um negócio baseado na ideia. Eles entram no mercado que não entendem bem o suficiente, não conhecem o grupo-alvo e suas necessidades, não entendem como estruturar o preço da maneira certa, não sabem quem é a concorrência, etc.
Portanto, podemos resumir os motivos para investir na validação de uma ideia de negócio por meio dos seguintes pontos:
- Diminuição de riscos. Com um bom estudo para validação de uma ideia de negócio você diminui drasticamente as chances de investir seu tempo e dinheiro em uma empresa que não possui futuro.
- Coleta de informações úteis. Todo o estudo de viabilidade permite que você colete informações muito importantes para guiar o desenvolvimento da sua empresa.
- Conhecimento do mercado. Você precisa conhecer seu cliente, seus concorrentes e fornecedores se deseja se dar bem no mercado. A validação de uma ideia de negócio passa por esses e vários outros aspectos.
- Lapidação da ideia. Mesmo que você julgue a sua ideia de negócio promissora, é muito provável que você se depare com pontos que podem ser melhorados. Assim, você aumenta ainda mais as chances de sucesso.
Você já conhecia esses motivos para investir na validação de uma ideia de negócio? Quer aprender mais sobre o assunto? Confira também o artigo “Em quais situações o design sprint pode suprir as necessidades da empresa?“.