Se você está fazendo algum tipo de desenvolvimento de produto ou possui um projeto de modificação em uma solução, o termo “protótipo” provavelmente já surgiu algum momento. Mas você sabe qual é o papel de um protótipo? Será que é realmente necessário investir recursos da sua empresa nisso?
Os preconceitos sobre a prototipagem ser cara e uma perda de tempo não poderiam estar mais longe da verdade. A prototipagem é uma ótima maneira de obter informações na frente dos usuários e das partes interessadas o mais rápido possível. Trata-se de uma situação exatamente oposta: o protótipo ajuda a reduzir custos e otimizar o uso do seu tempo.
Quer compreender melhor qual o papel de um protótipo? Então acompanhe as informações que preparamos logo a seguir.
O que é prototipagem?
A prototipagem é uma parte essencial do design. Construído para demonstração e validação, um protótipo é a primeira forma em escala e funcional de um novo design de produto. Ele é usado para demonstrações de investidores, testes de usuários e oferece ao seu público um produto para visualizar e interagir.
Os protótipos não são de qualidade de produção e não devem ser mantidos nos mesmos padrões do produto final. Na verdade, eles ajudam você a saber quais recursos precisam de melhorias, para que você possa aperfeiçoar rapidamente seu produto e colocá-lo no mercado. A jornada do conceito ao mercado é tipicamente um longo caminho cheio de obstáculos ocultos e curvas imprevistas. Construir um protótipo de um projeto pode ajudar a suavizar esse caminho, além de apresentar alguns benefícios substanciais.
Com base no protótipo é possível revisar o conceito com os desenvolvedores, as partes interessadas e, o mais importante, os usuários-alvo. Por conta disso, a prototipagem é uma etapa importante na minimização de riscos e custos – contribuindo com insights e feedbacks para mais inovação.
Qual é o papel de um protótipo?
O papel de um protótipo é fácil de ser compreendido. É um meio para que você demonstre de forma acessível para as partes interessadas, os usuários finais e sua própria equipe interna como uma determinada funcionalidade será e como alguém pode interagir com ela. Afinal, os erros nos protótipos são muito menos caros do que erros no desenvolvimento.
Há uma infinidade de razões para prototipar. Logo a seguir veremos quais são as principais delas:
1. Otimização do design
A prototipagem permite que os designers percebam seus conceitos além da visualização virtual. Isso permite entender a aparência do design, em vez de simplesmente trabalhar com hipóteses. Com base nisso, os projetistas podem levar adiante suas ideias e implementá-las em seu design antes da finalização. O protótipo também fornece uma prova de conceito para o cliente final, buscando um design de produto mais realista em vez de meramente visualizar o design na tela.
2. Agilidade na incorporação das modificações
Tendo um modelo físico em mãos, é possível incorporar as mudanças instantaneamente apenas pedindo o feedback dos clientes. Antes de finalizar o design, são necessárias várias modificações – que ajudam a criar confiança tanto para o designer quanto para o consumidor final. Além disso, o papel de um protótipo também é visto na identificação da real necessidade do mercado, possibilitando o desenvolvimento de produtos competitivos com melhor taxa de aceitação.
3. Economia de tempo e dinheiro
Imagine que você realize o lançamento de um novo produto sem passar pela etapa de prototipagem. Após alguns meses, você nota que a taxa de aceitação dos consumidores está muito baixa por conta de uma falha que não havia sido identificada. Por conta disso, será necessário gastar tempo e recursos para um novo lançamento. O papel de um protótipo é justamente evitar que situações como essa ocorram.
4. Customização do design
O benefício mais promissor da prototipagem é a capacidade de desenvolver produtos personalizados de acordo com a exigência individual. Através dessa metodologia, não são necessárias ferramentas ou processos especiais para fazer modificações depois que o produto já está finalizado. É possível testar todas suas funcionalidades com mais facilidade.
5. Redução das falhas de design
Outro papel de um protótipo que merece destaque é a possibilidade de reduzir falhas de design. Por mais funcional que seja o produto ou serviço desenvolvido no seu projeto, é fundamental realizar testes práticos para avaliar o design. Vários riscos de falhas e problemas de usabilidade podem ser identificados anteriormente para evitar problemas que possam ocorrer mais tarde durante o processo de fabricação.
6. Fácil assimilação das funcionalidades
Você já se sentou em uma sala e tentou explicar para uma criança como funciona um brinquedo? Seria muito mais fácil simplesmente deixá-la testar esse brinquedo na prática, não é? O papel de um protótipo é fornecer um nível de interatividade e clareza que não é possível com arquivos estáticos. Não diga a eles como sua solução vai funcionar – mostre para eles!
7. Mais chances de aprovação do projeto
Com que frequência você teve uma ideia abatida porque era simplesmente muito difícil transmitir com palavras e imagens estáticas? A prototipagem ajuda você a destacar seu ponto de uma maneira que não força alguém a visualizá-lo. Todos os usuários interessados podem testar suas ideias na prática através de um protótipo.
8. Possibilidade de testar, testar e testar novamente
Ter um protótipo sólido permite que você obtenha algo tangível na frente dos usuários finais no início do processo. Isso faz com que toda a equipe possa trabalhar diariamente na otimização do projeto – realizando testes frequentes até encontrar a solução perfeita.
Quando usar um protótipo?
Quanto antes você criar um protótipo do projeto em desenvolvimento, antes poderá começar a etapa de testes. Porém, é preciso que exista um bom planejamento antes disso. Afinal, você não tem tempo e nem recursos para desperdiçar criando protótipos de todas as ideias que surgem na sua organização, não é?
Uma ótima forma de explorar ao máximo o papel de um protótipo é com o design sprint. Essa metodologia foi criada para acelerar o desenvolvimento de projetos, saltando do mundo das ideias para um protótipo testável em apenas cinco dias.
Você já conhecia o papel de um protótipo? Quer entender melhor o processo de design sprint? Então confira nosso ebook ,5 passos para aplicar o design sprint no seu projeto.