O design sprint se tornou uma metodologia muito popular no mundo empresarial. Trata-se de uma ferramenta ideal para projetar produtos e serviços, desenvolver novos projetos ou, então, solucionar problemas. Entretanto, é preciso considerar que nem sempre é o momento correto para fazer um design sprint.
A metodologia de design sprint pode fornecer a solução definitiva para o seu produto ou problema comercial em apenas 5 dias. Soa convincente, não é? Mas será que o método se ajusta à sua real necessidade atual? Será suficiente seguir uma receita pronta e ver o que acontece? Como identificar quando essa realmente é a melhor alternativa?
Neste artigo, saiba quando o design sprint é indicado para o seu negócio. Acompanhe.
O que é um sprint de design? Para que usá-lo?
O design sprint é um processo de cinco dias para responder a questões críticas de negócios através de design, prototipagem e teste de ideias com os clientes. Trata-se de uma fusão bem equilibrada das metodologias mais produtivas em uma semana intensiva.
Em muitas organizações, transformar uma ideia em algo concreto é um processo demorado. Podem passar semanas, ou até meses, até que comecem os testes de uma nova ideia de produto, não é? O design sprint é aplicado nessas situações para abreviar o tempo entre o conceito e a entrega desses projetos.
Quando usar um sprint de design?
O objetivo de uma sprint de design não é uma solução perfeita no final de uma semana, mas obter feedback sobre uma ou duas de muitas soluções possíveis. Então, como você sabe se o design sprint pode resolver seu problema?
Para ajudá-lo a compreender quando a metodologia realmente pode ser benéfica, preparamos 5 perguntas que vão guiá-lo:
1. Você tem um problema específico que precisa de uma solução?
2. O problema é complexo sem solução óbvia?
3. Você precisa de uma equipe multifuncional para resolver seu problema?
4. O seu problema vale a pena investir 5 dias?
5. É preciso de inovação completa para uma mudança ou expansão para um novo mercado?
Se você respondeu sim a todas as 5 perguntas, pode se beneficiar de um processo de design sprint.
A tomada de decisão representa um dos desafios mais difíceis, mesmo para produtos lançados, e o design sprint pode ajudar a decidir a direção a seguir. Você pode fazer um brainstorm em equipe, definir ideias centrais e tentar métodos diferentes sem medo de falhas ou perda de tempo.
Os benefícios do design sprint
O design sprint representa vários benefícios para solucionar as situações que acabamos de analisar. Veja quais são os principais deles:
- Apenas cinco dias. A criação de soluções testáveis para um problema em uma semana já fornece um ótimo valor prático. Você não precisa arriscar investir na construção e no lançamento de uma solução real para ver sua viabilidade – diminuindo drasticamente os riscos corridos.
- Poder da equipe multifuncional. Ver pessoas de vendas, marketing, dados e produtos juntas é tão recompensador que já fornece um valor agregado. Equipes multidisciplinares podem funcionar muito bem para agregar diferentes visões sobre o seu projeto. Por isso, realmente compensa o esforço para encontrar uma data em que todos os profissionais possam se dedicar ao design sprint.
- Sua equipe aprende métodos de colaboração. Aprender vários novos métodos que você também pode aplicar separadamente é muito útil, e não apenas para a equipe de desenvolvimento de produtos. Todos os profissionais que já estão familiarizados com as intermináveis reuniões e sessões de brainstorming que resultam em nenhuma decisão, definitivamente, aprenderão algumas coisas.
Quando o design sprint não é a melhor solução?
Além de saber quando o design sprint é indicado, também é importante ressaltar quando não é um bom momento para aplicar a metodologia. Os pontos a seguir são fatores que você pode querer reconsiderar antes de embarcar em um programa como este:
Construa uma equipe
Você não pode fazer um design sprint sozinho, ou com apenas duas pessoas. Serão necessárias pelo menos 3 pessoas para o processo funcionar (por conta de partes do processo que precisam de ideação e votação). Antes de embarcar em um design sprint, junte uma equipe que possa ajudá-lo a resolver o problema. Ela não precisa ser de membros permanentes da equipe, apenas pessoas com perfis diferentes que podem ajudá-lo nesse desafio.
Encontre um problema que não seja muito grande
Se houver muitas partes do produto para definir e projetar, o design sprint não terá a estrutura necessária e nem produzirá resultados úteis. Um exemplo de um problema que é muito amplo é: “os usuários irão gostar do meu produto?”. Sua pergunta deve ser centrada em torno de um aspecto específico do produto. Se você está enfrentando uma questão ampla, tente dividi-la em perguntas mais fáceis de entender e de testar.
Encontre um problema que não seja muito pequeno
Há perguntas que não precisam de um design sprint. Por exemplo, “devemos mudar a cor deste botão para azul?” é uma questão que não requer a aplicação de uma metodologia de cinco dias. Pergunte a si mesmo se você quer transformar isso em uma questão maior, ou se é apenas algo que você deve seguir em frente e tomar uma decisão simples.
Encontre um desafio testável
O objetivo de um design sprint é produzir um protótipo que você possa testar rapidamente e avançar ou descartar. Se o seu design não puder ser testado, a metodologia provavelmente não será tão útil. O seu desafio deve ser focado no usuário. Pense no último dia do sprint: se você não conseguir pensar em um cenário em que possa atrair usuários para testar seu protótipo, tente outra solução.
Você já sabia quando o design sprint é indicado para o seu negócio? Quer continuar aprendendo sobre o assunto? Confira também o e-book com os passos para aplicar o design sprint no seu projeto e até a próxima.