O processo de validar uma ideia é fundamental para o sucesso de uma empresa. Uma boa parte das ideias de negócios falham logo nos primeiros anos de atividade. A explicação para isso está justamente na falta de preparo antes de colocar os planos em prática.
Embora a falta de dinheiro e a incapacidade de executar a ideia sejam frequentemente mencionadas como razões para o fracasso, a causa básica é geralmente a falta de pesquisa de mercado adequada. O que dificulta o estudo do potencial de novas ideias é que às vezes é quase impossível distinguir entre uma ideia boa e uma ruim. E é neste ponto que entra a validação de uma ideia.
Embora todos queiram que suas ideias sejam colocas em prática, apenas uma fração delas vale a pena ser executada por sua equipe. Para saber se uma ideia tem a chance de ser bem-sucedida, ela precisa ser validada.
Nesse processo de validar uma ideia, a equipe da sua empresa exerce um papel fundamental. Veremos neste artigo como isso funciona na prática.
O que é validação de ideia?
A validação de ideias é o processo de reunir evidências em torno das ideias por meio da experimentação para tomar decisões rápidas, informadas e sem risco.
É um processo que começa com uma ideia e geralmente termina com um cliente pagante. O objetivo da validação da ideia é expor a ideia à praticidade do mundo real antes de você construir e liberar o produto ou a oferta final.
Por que as ideias devem ser validadas?
Novas idéias têm elementos imprevisíveis e, se algumas delas derem errado, elas podem destruir seus planos de uma só vez. A validação reduz o risco, acelera a entrega de um serviço criador de valor no mercado e minimiza os custos.
Uma ideia deve ser validada antes de investir uma quantidade significativa de tempo e recursos no desenvolvimento para evitar a criação e o lançamento de um produto ou conceito que ninguém deseja ou não está disposto a pagar. O objetivo da validação de ideias é garantir que sua ideia tenha uma demanda real, caso contrário, há um risco real de se tornar “apenas outra ideia interessante”.
Validar o problema primeiro e ver se sua solução pode resolver esse problema é tipicamente a abordagem mais inteligente. Criar uma solução primeiro e só então procurar um problema que possa resolver, é uma má ideia se você quiser minimizar os riscos.
Em alguns casos, uma ideia pode ser validada para:
- Avaliar se o timing para o lançamento da ideia está certo
- Confirmar que você pode vender e entregar a solução com eficiência suficiente
Se ninguém estiver disposto a pagar pela sua oferta, o momento pode estar errado ou pode não ser uma boa ideia para começar.
Fatores que contribuem para o sucesso da sua ideia
A validação é um processo contínuo para melhorar sua ideia e não para na primeira suposição. Mesmo se você tiver um problema real e uma solução validada para ele, há outros aspectos que talvez precisem ser validados à medida que você desenvolve sua ideia:
- Aceitação entre o público. O quão atraente é sua ideia para as pessoas que deveriam se interessar pela proposta?
- Compatibilidade. Sua ideia é percebida como consistente com as necessidades dos possíveis usuários?
- Vantagem relativa. A ideia é percebida como superior à concorrência? Quais são os seus diferenciais?
- Complexidade. A ideia é fácil de entender ou requer novos conhecimentos e habilidades?
- Facilidade de experimentação. Sua oferta pode ser experimentada antes de fazer uma compra?
- Observabilidade. Os benefícios da sua oferta são visíveis para os outros?
Como validar uma ideia?
Existem várias maneiras diferentes de validar uma ideia. A melhor maneira de fazer isso depende da natureza dessa ideia em particular. Qualquer que seja a metodologia utilizada, a sua equipe exerce um papel fundamental nesse processo. Esses profissionais serão os responsáveis pelo desenvolvimento das ideias e também serão os primeiros a testá-las.
A validação é, em última análise, sobre testes de suposições. É importante testar a suposição mais arriscada primeiro e não desperdiçar seu tempo em algo que não tem potencial. Esse é um exercício que faz toda a diferença para chegar às melhores conclusões.
Embora existam várias maneiras diferentes de validar uma ideia, o processo geral costuma seguir uma mesma lógica:
- Definição de metas
- Desenvolvimento de hipóteses
- Experimentação
- Validação
A importância da equipe para validar uma ideia
Todo o processo de validar uma ideia passa diretamente pelo trabalho da sua equipe. Desde o momento do desenvolvimento até a sua validação, todas as etapas que acabamos de abordar são desenvolvidas pelos profissionais que trabalham na organização. Somente após os primeiros testes internos a ideia passa a ser testada externamente.
Ou seja, seria muito complicado e arriscado validar uma ideia somente com o público externo. Além dos custos e tempo necessários, o teste de ideias que não são aprovadas poderia afetar a imagem da organização entre o público. O ideal é chegar até esse momento de testes externos com um protótipo que já passou por vários testes internos.
A importância da equipe na validação de uma ideia fica ainda mais evidente com o uso da metodologia de design sprint – que tem a proposta de validar uma ideia em apenas cinco dias. Isso é colocado em prática com a formação de uma equipe que se dedica exclusivamente a essa atividade durante a semana. Veja as etapas que são desenvolvidas no design sprint:
- Mapeamento das ideias
- Esboços de soluções para o desenvolvimento do projeto
- Decisão para definir a melhor solução
- Criação de um protótipo para testar a ideia
- Testes controlados com usuários externos para validação da ideia
Você já conhecia a importância da equipe para validar uma ideia? Quer aprender mais sobre a metodologia design sprint? Então confira também este artigo sobre o atraso entre conceito e entrega no desenvolvimento de uma ideia.