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7 razões para adotar estratégias para reter clientes

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Conheça 7 ótimas razões para adotar estratégias para reter clientes.
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As empresas que são bem-sucedidas em reter clientes conseguem construir um ótimo caminho para o sucesso. Mais importante do que conseguir atrair novos interessados nas suas soluções é manter os clientes que já consumiram por perto. Eles podem ser responsáveis não só por uma receita recorrente, mas também por divulgar a sua empresa.

A lógica para entender a importância de reter clientes é muito simples. Basta entender que em vez de receber apenas uma vez por uma venda, é possível receber a mesma receita várias vezes ao longo dos anos. Além disso, os custos para reter clientes são muito inferiores aos custos para atrair novos consumidores.

Quer entender melhor o impacto da retenção de clientes na sua empresa? Confira ao longo deste artigo 7 razões para adotar estratégias para reter clientes.

O que é retenção de clientes?

Reter clientes é o processo de engajar os clientes existentes para que eles continuem comprando produtos ou serviços de sua empresa. Trata-se de um conceito que vai além da aquisição de clientes ou da geração de leads, pois você já converteu o cliente pelo menos uma vez.

Apesar de tomar formas diferentes, a retenção de clientes pode ser notada nos mais diversos negócios. Para uma ótica, a retenção de clientes acontece quando um consumidor volta para fazer um novo óculos quando o seu grau aumenta. Já para uma empresa que fornece um software de gestão empresarial a retenção se manifesta pela adesão contínua dos clientes aos seus planos mensais.

As melhores táticas de retenção de clientes permitem que você forme relacionamentos duradouros com consumidores que se tornarão leais à sua marca. Eles podem até espalhar a palavra dentro de seus próprios círculos de influência, o que pode transformá-los em embaixadores da marca.

Mas para entender melhor a retenção de clientes é importante começar pelo início começo. Você vendeu um produto ou serviço para um consumidor, e agora? É a partir desse momento que você precisa implementar estratégias para reter clientes.

7 razões para adotar estratégias para reter clientes

Não precisa de muito esforço para entender que manter os clientes próximos da sua empresa após a primeira venda é vantajoso. O que muitos empresários não compreendem é a relevância de conseguir reter clientes. A seguir veremos 7 ótimas razões que provam todo o potencial dessa estratégia:

1. Economia de recursos com marketing

O custo é muito maior para adquirir um novo cliente do que reter um existente. Portanto, você pode poupar seu dinheiro e reduzir suas despesas de marketing mantendo seus antigos clientes que já estão familiarizados com seus produtos e serviços. Essa familiarização com seus produtos e serviços também significa que sua empresa precisa gastar menos tempo com o suporte ao cliente.

2. Lucro recorrente

Os clientes fiéis realizam compras de forma recorrente e tendem a gastar mais dinheiro do que os clientes que estão consumindo pela primeira vez. Isso acontece porque um cliente fidelizado confia em seu negócio e acredita que você oferece um serviço superior em comparação aos concorrentes. Esse cliente acredita que sua empresa ouve suas necessidades e solicitações – por isso é importante que você faça isso! Preste atenção em quais são as suas preferências de marcas, produtos e planos, pois é mais provável que eles façam compras adicionais em sua empresa.

3. Propaganda boca a boca gratuita

O boca a boca é a publicidade mais econômica possível e só vem de seus clientes fiéis e felizes. É mais provável que clientes fidelizados digam a seus amigos e familiares sobre sua empresa e seus produtos, e os clientes respeitem a opinião daqueles próximos a eles. Os clientes têm o prazer de informar as pessoas sobre o excelente serviço que receberam ou sobre um produto de que gostaram.

Grande parte das pessoas confiam mais em recomendações de seus amigos ou familiares do que em qualquer outra forma de marketing. Por isso, um cliente retido com sucesso tem muito mais probabilidade de indicar outros clientes. Dessa forma, você também reduz os custos para adquirir novos consumidores.

4. Clientes retidos fornecem um feedback valioso

Os clientes que você retém fornecem feedback valioso e é importante que você ouça. É muito mais provável que os seus clientes se tornem mais leais se você implementar as suas sugestões. Da mesma forma, as empresas que ignoram a opinião do público podem enfrentar dificuldades em reter clientes.

Os clientes que fazem compras frequentes da sua empresa saberão quais áreas podem ser melhoradas para entregar uma experiência ainda melhor. Como você pode melhorar seu negócio se estiver lidando apenas com novos clientes? Pergunte aos seus clientes retidos como sua empresa pode atendê-los melhor. Isso levará a novas oportunidades que você pode ter esquecido e levar a maiores taxas de retenção e vendas.

5. Clientes fiéis pagam mais

Clientes fiéis de longa data têm muito menos consciência de preço do que novos clientes porque já valorizam sua empresa e, assim, estão dispostos a pagar o preço de seus serviços. Muitos clientes associam preços mais altos a serviços de qualidade. Os clientes fiéis confiam que a sua empresa pode oferecer uma qualidade superior aos seus concorrentes – e por isso também investem mais para ter acesso a uma experiência mais agradável.

6. Facilitação do trabalho do setor comercial

Vender para um cliente que já é fiel ao seu negócio é muito mais fácil do que conquistar um novo cliente. Por conta dessa característica, o setor comercial consegue ter mais sucesso ao realizar abordagem aos clientes que já comparam na sua empresa antes. A partir disso, o trabalho do setor comercial se torna mais produtivo e eficiente.

7. Adesão aos novos produtos

Você está lançando um novo produto e não tem certeza de como ele será recebido pelo público? A melhor forma de mensurar o potencial desse novo produto é confiar nos clientes fiéis ao seu negócio. Certamente eles estarão dispostos a experimentar os lançamentos e fornecer feedbacks valiosos que permitem o aprimoramento constante do seu negócio.

Você já conhecia todas essas razões para adotar estratégias para reter clientes? Como você costuma trabalhar isso na sua empresa? Deixe o seu comentário!

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