Apostar no networking é sempre uma ótima ideia para os empresários em busca de novas oportunidades de crescimento. O contato com outros empreendedores e profissionais pode ser determinante para o desenvolvimento do seu próprio negócio. Afinal, você dificilmente consegue chegar muito longe quando está sozinho.
Mesmo com tantas ferramentas e estratégias diferentes para otimizar as operações de uma empresa, o contato com outras pessoas ainda continua fundamental. Uma relação de compra e vendas ainda é baseado no relacionamento entre duas pessoas. E o mesmo vale para as parcerias ou para a contratação de um funcionário.
Mas você sabe quais são as principais razões pelas quais deveria apostar no networking? Descubra ao longo deste artigo.
O que é o networking?
Muito se fala sobre a importância do networking, mas você sabe o que esse termo representa? Pode ser muito fácil criar uma confusão por conta das práticas associadas ao networking. Simplesmente adicionar vários profissionais desconhecidos nas redes sociais ou sair distribuindo o seu cartão para todas as pessoas de uma feira de negócios está muito longe da prática de networking.
Quando falamos sobre networking, nos referimos a uma troca de experiências e conhecimentos que pode gerar novos negócios. Trata-se de um contato duradouro, em que as relações profissionais são cultivadas e ambas partes podem sair satisfeitas.
Por que apostar no networking?
O que não faltam são ótimas razões para apostar no networking. Assim como as outras relações humanas, todos podem sair ganhando quando existe uma sintonia. Para a sua empresa, os impactos de um bom trabalho de networking tendem a fazer toda a diferença no seu crescimento.
Veja, a seguir, as principais razões para você apostar no networking:
1. Construção de uma reputação da empresa e do empreendedor
O networking tem uma relação direta com a reputação do empresário e de sua empresa. Ao ser visto constantemente em importantes eventos do seu segmento de atuação e manter bons relacionamentos com pessoas de prestígio, a tendência é que você passe a ser encarado como uma autoridade dentro desse segmento.
2. Acesso a novos conhecimentos e experiências
Apostar no networking também permite uma ampliação da visão que o líder tem em relação aos seus negócios e outros segmentos. Cada troca de experiência com novos profissionais pode se transformar em um grande aprendizado. É possível extrair vários insights preciosos para inovar no seu negócio a partir dessas conversas.
Imagine um profissional formado em engenharia civil que tem um grande conhecimento técnico. Ao trocar experiências com profissionais da contabilidade e do marketing digital, esse engenheiro pode aprender muito sobre a gestão das suas finanças e sobre as melhores formas de divulgar o seu negócio.
3. Destaque em relação à concorrência
Para se destacar em um mercado tão competitivo, é preciso explorar todas as ferramentas à disposição. Investir no networking é uma das formas de demonstrar que você está um passo à frente da concorrência – conquistando novos clientes e descobrindo boas parcerias que podem ser aproveitadas.
Imagine que você esteja necessitando de uma consultoria financeira. No momento de escolher a melhor empresa, escolheria uma organização completamente desconhecia ou a de um profissional com quem você já teve ótimas conversas em eventos? Desenvolver o networking é uma forma de ser lembrado – saindo na frente dos concorrentes.
4. Atraia os talentos do mercado
Nem sempre é fácil encontrar profissionais competentes para contratar, não é? Os verdadeiros talentos têm a possibilidade de escolher as empresas onde trabalham. Apostar no networking permite que você nutra boas relações com esses profissionais promissores e consiga atrai-los para perto da sua organização.
5. Encontre potenciais clientes
Ao estar inserido em um ambiente repleto de empresários e profissionais, é possível encontrar muitos potenciais clientes – principalmente para as empresas que atuam em um modelo de B2B (business to business). Ou seja, o networking também contribui para que você encontre boas oportunidades de negócio.
Se a sua empresa desenvolve um aplicativo para auxiliar no controle de estoque, existem empresários que podem ter interesse no que você tem a oferecer. No momento em que se está em uma conversa amigável com outros empreendedores, você consegue humanizar a sua proposta e aumentar as chances de aceitação da sua solução.
6. Construa boas parcerias
Além de atrair clientes e talentos, você também pode apostar no networking para construir boas parcerias. É possível criar ótimas relações de benefício mútuo para que todos saiam satisfeitos. Com isso, você pode promover o crescimento da sua empresa e impulsionar os seus parceiros.
O poder das parcerias é indiscutível, mas encontrar bons parceiros pode se tornar um desafio. Se você enviar mensagens a outros empresários antes de conhecê-los, é muito difícil que realmente consiga atrair o seu interesse. São os bons relacionamentos construídos ao longo do tempo que criam uma visão positiva sobre o seu trabalho – criando um bom caminho para iniciar parcerias de sucesso.
7. Mantenha uma rede de contatos ativa
Imagine que você esteja pensando em utilizar uma ferramenta digital para automatizar o envio de e-mail marketing, mas não sabe qual das plataformas existentes é mais vantajosa. Para solucionar a sua questão, você envia uma mensagem em um grupo do Whatsapp com os contatos que criou em determinado evento – conseguindo diversos relatos com as experiências vividas pelos outros profissionais.
Esse é um ótimo exemplo de como uma rede de contatos ativa pode ser importante. Mesmo que os contatos criados no networking não possam ajudá-lo diretamente, você consegue expandir o seu leque de contatos. Ter acesso a informações e experiências dessa forma é muito importante no dia a dia.
8. Impacto positivo sobre outros canais de marketing
Todos os canais de marketing funcionam de forma interligada. Qualquer ação que carregue a marca da sua empresa contribui positiva ou negativamente para a sua reputação no mercado. Isso significa que apostar no networking também é uma forma de aumentar a visibilidade do seu negócio.
Você já conhecia todas essas razões para apostar no networking? Como costuma lidar com as relações com outros empresários e profissionais? Deixe o seu comentário e até a próxima!