Existem vários vilões da produtividade que afetam o desempenho das empresas brasileiras – especialmente aquelas que ainda estão em fase de desenvolvimento e não possuem processos internos bem definidos. Por conta dessas pequenas falhas, os recursos são mal utilizados e os resultados alcançados ficam comprometidos.
Imagine uma empresa que está nos seus primeiros meses de atividade. Nesse momento, é fundamental conquistar os primeiros clientes e consolidar a presença da marca no mercado, certo? Porém, essas atividades podem ficar comprometidas por conta do excesso de volume de trabalho concentrado no empresário ou pela dificuldade em enxergar as melhores ações a serem realizadas – que são ótimos exemplos de vilões da produtividade.
Os empresários que conseguem identificar esses aspectos que comprometem a produtividade da empresa têm a oportunidade de tomar medidas para reduzir o seu impacto. Dessa forma, as atividades desenvolvidas levam a resultados concretos, que realmente contribuem para o crescimento da organização.
Será que o desempenho da sua empresa está comprometido pelos vilões da produtividade? Confira ao longo deste artigo quais são os principais desses vilões.
O que são os vilões da produtividade?
Você já notou que, em alguns dias, os trabalhos rendem de maneira fantástica, enquanto em outros dias parece não sair do lugar? O objetivo de qualquer empresário é reduzir ao máximo esses dias em que a produtividade fica lá embaixo, certo? É dessa forma que as atividades de uma empresa realmente evoluem.
Para que isso aconteça, é preciso descobrir quais são os vilões da produtividade – aqueles fatores que travam o desenvolvimento das ações e fazem com que a sua empresa não consiga colocar em prática as atividades pretendidas. Quando isso acontece, são vários os prejuízos para uma organização:
- Uso incorreto dos recursos. Um dia de trabalho que não apresenta bons resultados ainda representa um grande consumo de recursos, não é? Ou seja, os vilões da produtividade geram o uso incorreto dos recursos e podem comprometer os resultados financeiros.
- Atrasos no desenvolvimento de projetos. Uma empresa possui vários projetos que são executados de forma simultânea para o seu crescimento – seja o desenvolvimento de um produto, a publicação de uma campanha de publicidade ou a análise financeira. As quedas na produtividade podem gerar atrasos no desenvolvimento desses projetos e afetar negativamente toda a estrutura organizacional.
- Comprometimento dos resultados. Para que uma empresa alcance lucro, é necessário coordenar as atividades de diversos setores, certo? Isso requer um esforço conjunto entre atividades de apoio e as relacionadas diretamente com o cliente. Todos esses processos precisam funcionar adequadamente para gerar bons resultados de vendas e a lucratividade desejada.
- Frustração e desmotivação. Reconhecer que a empresa parece não sair do lugar gera um sentimento de frustração e desmotivação – que pode ser responsável por gerar uma queda ainda maior na produtividade.
- Insatisfação do cliente. Em casos de queda na produtividade em atividades que estão relacionadas diretamente ao serviço ou produto entregue ao cliente, é possível que o consumidor saia insatisfeito da relação com a sua empresa.
Os vilões da produtividade que podem afetar a sua empresa
A melhor forma de minimizar os impactos negativos dos vilões da produtividade é identificá-los para que eles sejam corrigidos. Para ajudá-lo a reconhecer quais são os fatores que podem afetar o crescimento da sua empresa, listamos os principais vilões da produtividade:
1. Sobrecarga de trabalho
Quando você está sobrecarregado de trabalho, se torna muito difícil dedicar toda a sua atenção para uma tarefa sem pensar nas outras pendências que ainda precisa resolver, não é? Saber como delegar atividades é fundamental para o funcionamento adequado das atividades de uma organização.
2. Falta de planejamento das ações
Imagine que você precise fazer uma faxina na sua casa. Após varrer e passar pano no chão, você decide tirar o pó dos móveis – sujando o chão novamente. Com um simples planejamento das ações, seria possível concluir que a ordem dessas tarefas deveria ter sido diferente para evitar o retrabalho, não é?
Situações como essa ocorrem com muita frequência em empresas que não costumam planejar as suas ações – gerando uma queda na produtividade com ações feitas de forma desconexa e retrabalho. Portanto, um bom planejamento pode acabar com um dos vilões da produtividade.
3. Uso incorreto das ferramentas
Existem muitas ferramentas digitais à disposição das empresas para automatizar processos, reduzir custos e aumentar a produtividade. Por isso, basta saber como usá-las corretamente para obter saltos de desempenho.
4. Excesso de reuniões
Você já chegou em casa após um dia de trabalho com a sensação de que não fez nada além de reuniões improdutivas? Principalmente em empresas com a estrutura mais complexa, essa é uma realidade comum, que gera uma queda na produtividade. Para isso, é fundamental saber como otimizar o tempo gasto em reuniões e buscar uma comunicação eficiente.
5. Distrações externas
Outro dos grandes vilões da produtividade nas empresas brasileiras são as distrações externas: redes sociais, conversas paralelas com colegas de trabalho, celular, televisão. Esses são alguns aspectos que tiram o foco do trabalho e afetam a produtividade de um profissional.
6. Problemas de comunicação
As falhas na comunicação são um dos maiores vilões da produtividade – gerando situações de lentidão nos processos e retrabalho. Um problema de comunicação entre o setor contábil e financeiro poderia levar à demora na autorização para o pagamento de uma conta – gerando a necessidade de refazer os processos, emitir novamente uma guia de pagamento atualizada com juros e, ainda, pagar um valor maior do que o necessário.
Da mesma forma, esse problema pode afetar todos os outros setores de uma empresa – incluindo as definições estratégias que guiam toda a organização. Por essa razão, é importante buscar uma comunicação que flui naturalmente para alcançar os melhores resultados.
7. Ausência de foco
Empreender é uma atividade que necessita de foco, não é? É fundamental que todos os membros da equipe estejam focados em um mesmo objetivo e trabalhem diariamente para alcançar todas as metas propostas. Quando esse foco se perde, a produtividade da empresa também tende a cair.
Você já conhecia os principais vilões da produtividade nas empresas brasileiras? Quais dessas situações já vivenciou na sua trajetória como empreendedor? Deixe o seu comentário e até a próxima.