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7 razões que levam a fechar a empresa antes de dois anos

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Descubra as 7 principais razões que levem um empreendedor a fechar a empresa antes dos dois anos de existência.

Você sabia que um grande número de empreendedores brasileiros precisa fechar a empresa antes de completar dois anos de existência? Esse é um fato alarmante para todos os profissionais que buscam trilhar esse caminho, afinal, qualquer descuido pode comprometer todos os objetivos traçados para o futuro.

Antes de tirar o projeto do papel e colocá-lo em prática, tudo parece muito simples: uma ótima ideia, um produto atrativo para o cliente e um mercado com espaço para novas empresas. Porém, dificilmente as coisas saem como o desejado – causando problemas que tornam inviável a continuação das atividades para esses negócios.

Mas se muitos empreendedores precisam fechar a empresa antes de dois anos, existe um número ainda maior de empresas que sobrevivem a esse período e conseguem prosperar. É nessas organizações que um empreendedor deve se inspirar para alcançar os melhores resultados no mercado e apostar em projetos com futuro.

Para colocar isso em prática e evitar fechar a empresa em menos de dois anos, o conhecimento sobre as principais razões que causam esse cenário é essencial, e são elas que listamos no post de hoje. Acompanhe.

Um terço das empresas brasileiras fecham em menos de dois anos

O estudo Sobrevivência das Empresas no Brasil, realizado pela Fundação Getúlio Vargas, em parceria com o Sebrae, mostrou que um terço das novas empresas brasileiras fecham em dois anos. Além de levantar essa informação, o estudo procurou avaliar algumas das razões que levam a esse desfecho – encontrando quatro grupos de fatores principais:

  • Situação antes da abertura da empresa;
  • Planejamento do negócio;
  • Gestão do negócio;
  • Capacitação do empreendedor em gestão empresarial.

Ou seja, os motivos que levam um empreendedor a fechar a empresa antes de completar dois anos de existência podem variar desde problemas anteriores à abertura do negócio até falhas durante a gestão. Com toda a complexidade do empreendedorismo, pode ser difícil coordenar as atividades operacionais e estratégicas.

Razões que levam o empreendedor a fechar a empresa

Acabamos de ver fatores gerais que levam a esse alto índice de insucesso das empresas, mas é preciso realizar uma análise mais profunda para identificar fatos concretos – o que serve de auxílio para que um empreendedor iniciante não cometa os mesmos erros.

Confira quais são os fatores que influenciam no fechamento das empresas em menos de dois anos:

1. Falta de planejamento do negócio

Imagine um profissional que está desempregado há vários meses e não tem perspectivas de conseguir um novo emprego. Diante dessa situação, ele resolve abrir um negócio próprio para gerar uma renda, e, após uma semana, ele começa a compra e revenda de peças de roupa.

As chances de que esse empreendedor tenha que fechar a empresa dentro de dois anos são muito altas, pois não houve planejamento algum sobre as atividades. Quem são os seus clientes? Qual deve ser o valor de venda dos produtos? Como ele pode divulgar as peças de roupa? Qual é o melhor caminho para alcançar o lucro?

A etapa de planejamento que antecede a abertura de uma empresa é tão importante quanto saber gerenciá-la após iniciadas as atividades. É nesse momento que o empreendedor consegue enxergar as melhores oportunidades de negócio e avaliar a viabilidade do seu projeto – antes mesmo de investir os seus recursos.

2. Despreparo financeiro

Um grande erro que leva ao fechamento prematuro das empresas brasileiras é a falta de preparo financeiro para encarar os primeiros meses de atividade. É preciso ser realista: uma empresa que está iniciando no mercado dificilmente conseguirá obter lucro nos primeiros meses – e o empreendedor precisa estar preparado para superar esse momento de dificuldade antes de alcançar bons resultados de vendas.

3. Dificuldade na diferenciação

Independentemente do setor em que a sua empresa será inserida, certamente, já existem concorrentes atuando no mercado – mesmo que de forma indireta. Por esse motivo, saber se diferenciar das outras empresas é muito importante para que um novo negócio consiga atrair clientes.

Imagine um empreendedor que abra uma loja de calçados em uma cidade em que já existam várias outras na cidade com uma marca consolidada entre o público e alguns clientes fiéis. Por que essas pessoas deveriam deixar de comprar nesses estabelecimentos para ir até a sua loja?

4. Falta de conhecimentos de gestão

Existem muitos profissionais que são especialistas em suas áreas de atuação, mas não têm conhecimento sobre a gestão de uma empresa. Mesmo o melhor cozinheiro da cidade poderia ter que fechar a empresa em pouco tempo se ele não soubesse como precificar os seus pratos, gerenciar os estoques ou desenvolver ações de marketing para atrair novos clientes.

5. Marketing ineficiente

Principalmente para uma empresa que ainda busca consolidar o seu lugar no mercado, as ações de marketing são muito importantes para aumentar a visibilidade e construir autoridade entre os potenciais clientes. Por esse motivo, o marketing ineficiente pode afetar os resultados de vendas desses negócios – levando os empreendedores a fecharem a empresa de forma prematura.

Além disso, ações de marketing mal planejadas ou executadas de forma equivocada consomem recursos preciosos da empresa, e não geram um bom retorno sobre o investimento. Se os resultados de vendas ainda não são ideais, é preciso ter ainda mais cuidado no uso dos recursos disponíveis.

6. Descontrole financeiro

Principalmente entre os empreendedores iniciantes, é comum que exista uma falta de preocupação com as finanças da empresa – o que pode ser um erro fatal. Todas as atividades são financiadas justamente pelo dinheiro da organização, certo? Ter um controle financeiro eficiente e utilizar os recursos de forma consciente são ações que fazem a diferença para a sobrevivência de uma empresa.

7. Ausência de metas e objetivos

Os objetivos para o futuro são o que movem uma empresa rumo ao crescimento. Na ausência de metas claras, qualquer resultado alcançado pode ser considerado satisfatório – fazendo com que a empresa fique estagnada e nunca saia do lugar.

Você já esbarrou em alguma dessas razões que fazem o empreendedor fechar a empresa antes dos dois anos de existência? Se sim, considere uma consultoria: essa pode ser uma ótima solução para superar todas as dificuldades e alcançar os melhores resultados. Entre em contato e descubra como podemos ajudá-lo! Até a próxima!

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