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20 perguntas fundamentais de uma validação de ideia

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Conheça 20 perguntas que você deve fazer no processo de validação de ideia para um novo empreendimento.

Você tem uma ótima ideia apenas esperando para ser posta em prática? Mesmo com ideias que parecem promissoras, muitos empresários ficam com um pé atrás para tirá-las do papel. Afinal, será que essa ideia é mesmo tão rentável como parece? O segredo para descobrir a resposta para essa pergunta está na validação de ideia.

A incerteza sobre a viabilidade da sua ideia impede muitos possíveis empreendedores de seguir seus caminhos antes mesmo de lançar seus possíveis empreendimentos comerciais. Felizmente, é possível adivinhar melhor a probabilidade de sucesso ou fracasso da sua ideia, validando-a antes de prosseguir com ela.

O processo de validação de ideia tem o objetivo de garantir que você avalie a viabilidade dessa ideia antes de investir o seu tempo e dinheiro. Veja a seguir 20 perguntas fundamentais para passar por esse processo.

Quais perguntas você deve fazer na validação de ideia?

1. Quais problemas você pode resolver?

Se você não pode indicar claramente o problema que seu produto ou serviço resolve, provavelmente não tem uma ideia bem-sucedida. Saber exatamente como você pode ajudar o seu público é essencial na validação de ideia.

2. Quem se beneficiaria com seu produto ou serviço?

Você conhece alguém que realmente compraria o seu produto ou serviço? Avaliar o público em geral pode não ser o suficiente. Busque conhecer pessoas que efetivamente possuem interesse na sua ideia. São nas características desse público que você precisa focar.

3. Qual é o tamanho do mercado que comprará seu produto ou serviço?

Quantos clientes em potencial você possui? Compreender quantas pessoas precisam da sua ideia ajudará você a determinar se a sua ideia é viável.

4. Você já obteve o feedback de clientes em potencial?

Obter feedback antes de investir mais dinheiro pode ajudar a evitar a criação de um produto ou serviço que ninguém realmente deseja.

5. Outras pessoas já tentaram resolver esse problema antes?

Você pode aprender muito com os empresários que tentaram explorar esse mercado antes de você. Talvez seja possível identificar falhas que você não pode cometer e melhorias em relação a outros empreendimentos.

6. Quantos benefícios da sua ideia você pode listar?

Quanto mais você consegue pensar em bons benefícios na fase de validação de ideia, maior a probabilidade de atender a uma necessidade real e ter sucesso.

7. Você consegue destacar os principais recursos do seu produto ou serviço?

É essencial que você consiga descrever o seu produto ou serviço de forma clara e sucinta. Afinal, você precisa garantir que o público entenda a sua proposta para fechar vendas.

8. Já existe uma ideia igual à sua no mercado?

Se existir uma solução semelhante, como a sua será diferente? Se você não possui benefícios ou recursos diferenciados, provavelmente precisará de uma nova ideia.

9. Quem são seus concorrentes em potencial?

Dificilmente você conseguirá encontrar um mercado em que ainda não existam concorrentes. E, na verdade, ter concorrentes significa que existe um mercado. No entanto, saber o que você enfrentará se lançar é importante, pois você precisa conseguir se diferenciar para prosperar no mercado.

10. Quais os principais recursos do meu produto ou serviço que outras pessoas terão dificuldade em copiar?

Antes de iniciar um negócio, você precisa ser muito claro sobre o que o diferencia dos concorrentes. Caso contrário, você pode se tornar apenas mais um no mercado.

11. Você fez uma análise SWOT?

Uma análise SWOT é uma ótima ferramenta para explorar na validação de ideia. Trata-se de uma estrutura que ajuda você a entender os pontos fortes, fracos, oportunidades e ameaças de sua ideia – oferecendo uma ideia melhor da probabilidade geral de sucesso.

12. Você tem acesso aos recursos necessários para iniciar um negócio?

Você precisa de uma combinação de tempo e dinheiro para desenvolver a sua ideia. Se você não tem como acessar tudo o que precisa, é melhor aguardar para lançar sua empresa quando sua situação seja diferente.

13. Você pode configurar uma landing page e incentivar as pessoas interessadas a se inscreverem para obter mais informações?

Criar uma página para coletar os dados de pessoas interessadas no que você tem a oferecer é uma maneira fácil e barata de testar o interesse em um produto ou serviço. Se muitas pessoas estão interessadas, é um ótimo sinal de que você está no caminho certo!

14. O que seria necessário para criar um protótipo para testar o mercado?

Um erro que muitos empreendedores cometem é pensar que precisam lançar um conceito finalizado imediatamente. Considere começar com um protótipo que pode ser testado e aprimorado antes do lançamento final.

15. Você pode trabalhar com um sistema de pré-encomendas?

As encomendas são um sólido sinal de comprometimento do cliente. Alguém dizendo que está interessado é uma coisa, mas levar os primeiros clientes à compra vai muito além disso. Se você tem a possibilidade de trabalhar com pré-encomendas, essa pode ser uma estratégia poderosa na validação de ideia.

16. Você pode produzir o produto real sozinho ou tem um parceiro que possa?

Como seria de esperar, antes do lançamento, você precisa saber quem realmente produzirá o primeiro conjunto de produtos ou serviços e se eles podem fazê-lo dentro do seu orçamento.

17. Você tem distribuidores ou parceiros para ajudá-lo a expandir seus negócios?

Depois de ter clientes pagantes, você precisará aumentar a distribuição real para atender à demanda. Você tem acesso aos parceiros e ao dinheiro necessário para isso?

18. O que é necessário para obter lucro?

Algumas ideias exigem muito investimento inicial, enquanto outras não. Se você tiver muitos gastos iniciais, é uma boa ideia planejar como você lida com suas finanças e necessidades diárias enquanto aguarda seu produto ou serviço ganhar força.

19. Como os investidores podem obter lucro?

Se você quiser que outras pessoas acompanhem sua empresa e o ajudem a crescer, precisará saber como elas podem se beneficiar. E captar a atenção de investidores é um ótimo sinal para a validação de ideia.

20. Você tem um mentor ou consultor?

Certamente, você pode fazer isso sozinho, se for necessário. Mas quando você inicia um novo negócio, ter o conselho de outras pessoas pode ajudá-lo a evitar gastos ou erros desnecessários – contribuindo para a validação de ideia.

E então, você gostou das perguntas para fazer a validação de ideia? Para tornar esse processo ainda mais eficiente, você pode contar com o auxílio de especialistas no assunto. Conheça os serviços prestados pela Opportunity Maker.

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