Abrir um negócio está nos planos de muitos brasileiros, mas colocar as ideias de empreendedorismo na prática nem sempre é tão simples quanto parece. Em meio a diversas atividades que são desenvolvidas por um empresário, podem surgir inúmeras dificuldades que ameaçam a sobrevivência da empresa e o seu crescimento no mercado.
Na teoria, a lógica por trás de uma empresa é muito simples: o empreendedor utiliza o seu dinheiro para comprar mercadorias (ou criar as condições para prestar um serviço), e recebe um valor superior ao fechar vendas. Mas a complexidade que envolve essas atividades vai muito além disso.
É preciso saber lidar com fornecedores, parceiros, atrair clientes, gerenciar pessoas, controlar finanças, gerenciar estoques, criar ações de marketing, entre outras rotinas. Ao coordenar todas essas ações, são muitas as pedras que podem surgir no meio do caminho.
A seguir, veremos quais são as 10 pedras no caminho de quem quer abrir um negócio. Acompanhe.
1. Encontrar a motivação certa para abrir um negócio
Por que você deseja abrir um negócio? Antes mesmo de começar a planejar uma ideia, é fundamental questionar as motivações que levam a essa decisão. Quando uma empresa inicia com uma motivação errada, são grandes as chances de que ela não consiga crescer e nem sobreviva aos primeiros anos de atividade.
Você sente que realmente pode oferecer um produto ou serviço de qualidade para os seus clientes e impactar positivamente em suas vidas? A sua empresa poderia oferecer uma experiência superior aos concorrentes? Você tem diferenciais competitivos atrativos? Esses são ótimos questionamentos para ajudá-lo a entender a motivação para abrir um negócio.
2. Ansiedade para iniciar as atividades
Uma das maiores pedras no caminho de quem quer abrir um negócio é a ansiedade que antecede o início das atividades. Após ter uma ótima ideia de empresa, muitos empreendedores desejam colocar o projeto em prática o quanto antes.
Porém, a etapa de planejamento antes da abertura da empresa é fundamental para avaliar todos os aspectos desse negócio – compreendendo se ele é mesmo viável antes de começar a investir. Além disso, é no momento do planejamento que todos os detalhes são pensados para que a empresa entre no mercado com o pé direito.
3. Falta de preparo na gestão
Existem vários profissionais que são verdadeiros especialistas em suas áreas de atuação e resolvem começar um negócio próprio. Porém, somente a especialidade em uma atividade técnica não garante o sucesso de uma organização – que demanda conhecimentos de gestão para que seja conduzida ao sucesso.
Um engenheiro que tem anos de experiência eu sua área de atuação, certamente, tem competência para oferecer um bom serviço aos seus clientes, mas também é necessário divulgar o seu trabalho, gerenciar as finanças, coordenar outras pessoas, estruturar processos internos que funcionam, entre outras rotinas.
4. Dificuldade em estruturar os processos internos
Uma das maiores dificuldades enfrentadas pelos empreendedores que estão iniciando uma empresa é estruturar adequadamente os processos internos – tanto aqueles relacionados à atividade-fim quanto os processos de suporte. Uma organização de sucesso precisa coordenar muitas atividades de forma simultânea para obter um bom desempenho.
Imagine um e-commece de calçados. Essa empresa precisa se preocupar com a compra de mercadorias, armazenamento, gestão dos pedidos de venda, envio da mercadoria ao cliente e pós-venda de qualidade. Em meio a isso tudo, também é necessário oferecer um bom atendimento ao cliente, elaborar ações de marketing e controlar as finanças.
5. Iniciar bons relacionamentos com os fornecedores
Imagine que você seja um chef com muitos anos de experiência na cozinha e resolve abrir um food truck de comida mexicana. Por mais que saiba exatamente a técnica necessária para preparar todos os pratos, é necessário que existam fornecedores confiáveis para adquirir todos os produtos necessários.
Quando isso não acontece, o seu food truck precisa operar de forma limitada, sem oferecer os atrativos que o cliente deseja – criando uma má imagem entre o público. Ou seja, os fornecedores são fundamentais no caminho para o sucesso de uma empresa.
6. Mostrar um bom diferencial ao mercado
O mercado é acirrado e repleto de concorrentes brigando pelos mesmos clientes. Nesse contexto, uma empresa iniciante larga atrás de todas as empresas que já existem – afinal, elas já contam com uma base de clientes e uma reputação no mercado.
Por esse motivo, os novos negócios precisam mostrar um diferencial atrativo ao mercado, que atraia a atenção de seus potenciais clientes. Os empreendedores que não conseguem colocar isso em prática enfrentam muita dificuldade para construir uma boa reputação e atrair os primeiros clientes.
7. Atrair os primeiros clientes
Fechar as primeiras vendas é um grande desafio para quem deseja abrir um negócio. Sem contar com reputação alguma no mercado, o público pode ter uma certa resistência em consumir da sua marca – principalmente para as empresas que trabalham com produtos ou serviço de alto valor aquisitivo.
8. Construir uma marca com autoridade no mercado
Construir uma marca com autoridade no mercado é um processo que leva um tempo e depende diretamente da satisfação dos consumidores. É preciso colocar em prática um grande trabalho para entregar boas experiências ao consumidor, aliado com ações de marketing que reforçam a sua marca dentro do nicho de atuação.
9. Eficiência na gestão financeira
A gestão financeira pode causar arrepios em empresários que não têm muita afinidade com a gestão empresarial. Todas as atividades desenvolvidas dentro de uma empresa necessitam de dinheiro para serem postas em prática, e conseguir coordenar essas despesas com as receitas pelas vendas é um grande desafio.
10. Gerenciar pessoas com eficiência
Para quem nunca precisou gerenciar pessoas, essa rotina pode representar uma grande pedra no caminho para o sucesso. Os funcionários são fundamentais para conduzir as atividades de uma empresa – mas precisam ser bem gerenciados para que o serviço desenvolvido seja de qualidade.
Você já conhecia essas pedras no caminho de quem deseja abrir um negócio? Quais desses desafios já precisou encarar? Conte para gente pelos comentários e até a próxima!