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10 passos decisivos para captar clientes

Otimizar o processo de captação de clientes é um ótimo caminho para maximizar os resultados de vendas da sua empresa. Afinal, quanto mais clientes estiverem procurando pelo seu negócio, maior é o potencial de gerar receita, certo?

Entretanto, captar clientes não está limitado a colocar em prática algumas ações de marketing e esperar pela procura dos consumidores. Existem outros aspectos que precisam entrar nessa equação para que você consiga despertar o interesse do público e gerar boas oportunidades de vendas.

Confira os principais passos para captar clientes, divididos em três momentos: planejamento; venda e pós-venda; e análise de resultados.

Caso você esteja utilizando um smartphone para ver este infográfico, recomendamos a leitura transcrita em texto.

Leia a versão transcrita do infográfico

Planejamento

1. Entenda quem é o seu cliente

Faça sua pesquisa e descubra quem seus produtos ou serviços podem ajudar mais. Sem um entendimento claro de quem você está segmentando, seu marketing não pode ser eficaz.

  • Quais são as necessidades do cliente?
  • Através de quais canais de comunicação ele costuma se informar?
  • Quais são as objeções em relação aos seus produtos ou serviços?
  • Que diferenciais você pode oferecer?

Essas são questões que guiam todas suas ações para captar clientes.

2. Estabeleça conexões emocionais e lógicas

Depois de identificar seu público-alvo, é hora de aprender o que ele realmente quer. O que ele sonha em realizar? O que o mantém acordado à noite?

Não faz sentido comercializar seus produtos se você não tiver certeza do que seu mercado-alvo deseja. Aqui está um conceito-chave: as pessoas compram o que querem, não o que você acha que elas precisam. Conheça seu mercado e você verá as vendas acontecendo de forma mais fácil.

3. Esteja presente nos lugares certos

De onde saem as pessoas com maior probabilidade de comprar seus produtos? Elas se reúnem em fóruns de discussão online? Que publicações leem? De quais organizações participam? Você precisa marcar presença nos ambientes em que os seus potenciais clientes estão. De nada adianta montar uma oferta irresistível se ela for anunciada em um ambiente com pouco alcance.

4. Crie uma boa presença digital

É preciso encarar que grande parte dos seus potenciais clientes está na internet. Portanto, você deve marcar uma boa presença digital para que seja visto e possa captar clientes. Crie perfil nas principais redes sociais, invista em mídia paga, envie e-mails marketing e explore outros ambientes frequentados pelo seu público.

Venda e pós-venda

5. Crie uma oferta irresistível

O que, exatamente, você está entregando com seus produtos e o que o cliente deve dar em troca? Para ser eficaz no marketing, você deve ser capaz de responder a essa pergunta em uma frase. Você quer declarar sua oferta de uma maneira tão convincente que tenha pessoas levantando as mãos para dizer “eu quero isso!”.

6. Faça um acompanhamento

Você fez sua pesquisa, criou ótimos produtos para atender às necessidades de seu público-alvo e fez sua oferta onde ele se reúne. Para maximizar todo o trabalho, você deve acompanhar de forma consistente. Continue presente na vida do público para garantir sua conversão em cliente.

7. Saiba fechar uma venda

O processo de captação de clientes precisa terminar com uma venda, certo? Para isso, você deve entender qual é a melhor forma de vender: em algumas empresas, isso pode significar uma reunião presencial, enquanto em outras todo o processo de vendas pode ser automatizado. 

Seja qual for a maneira escolhida, você deve fornecer aos seus clientes em potencial informações suficientes para que eles possam comprar com confiança. Automatize esse compartilhamento de informações o máximo possível – seja com páginas da web, cartas de vendas ou folhetos. Dessa forma, você consegue fechar vendas em menos tempo. 

8. Faça ofertas adicionais

A maior parte de seus lucros será feita com vendas adicionais para clientes satisfeitos. Você já criou um relacionamento com eles, que sabem que você é confiável. Crie estratégias para manter esse público interessado no seu negócio e faça ofertas de lançamentos para estimular novas compras.

Análise dos resultados

9. Estude o processo de captação de clientes

Um usuário que conhece a sua empresa e se torna um cliente passa por um longo processo, certo? Estudar como funciona esse processo de captação de clientes gera insights interessantes e pode ajudá-lo a otimizar os resultados conquistados.

10. Acompanhe as métricas

Acompanhe os resultados de cada uma das ações de marketing e vendas da sua empresa para obter informações relevantes na tomada de decisão. Além disso, você também pode conduzir pesquisas de satisfação para compreender com clareza quais são os pontos fortes e os aspectos que ainda podem ser melhorados na captação de clientes.

A Opportunity Maker pode ajudá-lo a alcançar os melhores resultados. Descubra uma nova forma de estruturar o processo de captação da sua empresa, otimizando o pós-atendimento e a conversão das oportunidades: agende uma assessoria gratuita!

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