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6 indicadores fundamentais para o sucesso da empresa

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Confira quais são os indicadores que você deve conhecer para o sucesso da empresa.

O sucesso da empresa está relacionado a um conjunto de atividades que precisam funcionar em sincronia, certo? O grande problema enfrentado por muitos gestores é coordenar todos esses processos simultaneamente. Enquanto o foco está na atração de novos clientes, talvez existam problemas no controle de estoque ou na logística.

Para resolver essa questão na gestão, é fundamental ter uma visão ampla sobre todos os aspectos do negócio. Uma das formas de colocar isso em prática é utilizando alguns indicadores – que tornam mais simples enxergar a organização como um todo. Quanto mais informações o gestor possui em mãos, melhor pode ser a sua tomada de decisão.

Mas você conhece quais são os principais indicadores que podem ser usados no seu negócio? Acompanhe.

Como funcionam os indicadores?

Os indicadores são métricas que permitem analisar a performance da empresa de forma mais clara e direcionada. Eles são utilizados para acompanhar o desempenho das mais diversas atividades realizadas pela empresa, monitorar o cumprimento das metas traçadas e contribuir para que o gestor consiga tomar as melhores decisões, visando o sucesso da empresa.

Você sabe qual é a receita obtida para cada real investido no negócio? Tem ideia do nível de endividamento da organização? Tem conhecimento sobre a margem de contribuição de cada um dos produtos para os resultados conquistados? Esses são apenas alguns exemplos de informações que podem ser obtidas com o uso dos indicadores.

A principal característica é a praticidade com que essas métricas podem ser calculadas. Em vez de perder horas analisando relatórios, você sabe exatamente quais são as informações necessárias para chegar às melhores conclusões. Além disso, ainda podemos destacar outras vantagens no uso de indicadores:

  • Informações precisas das mais diversas atividades desenvolvidas pela empresa;
  • Exatidão no momento da tomada de decisão;
  • Facilidade em visualizar informações essenciais para o sucesso da empresa;
  • Aumento da eficiência e eficácia dos processos internos;
  • Ganho de tempo na análise das informações empresariais.

Indicadores que você deve conhecer para o sucesso da empresa

Mas então, quais são os indicadores que você deve conhecer para o sucesso da empresa? Separamos os principais, que podem ser aplicados no seu negócio para que você tenha acesso a informações importantes na gestão empresarial:

1. Indicador de lucratividade

Você já teve a sensação de que consegue alcançar um ótimo faturamento, mas chegar ao fim do mês sem dinheiro no caixa da empresa? Mesmo com uma boa receita, muitas organizações enfrentam problemas para alcançar uma boa lucratividade.

Confundir a receita com lucro é um dos maiores erros na avaliação dos resultados conquistados. O indicador de lucratividade facilita a visão sobre a composição do lucro de uma organização. Dessa forma, o gestor consegue compreender quais são as despesas que comprometem a lucratividade e entende melhor a composição desse resultado.

2. Ticket médio

Você sabe quantas vendas a sua empresa realiza por mês? E qual é o faturamento obtido em cada uma dessas vendas? Muitos gestores colocam o foco das suas análises no número de vendas, mas a verdade é que esse pode ser um falso indicativo de bons resultados.

Se você fecha 100 vendas no valor de R$500 cada, significa que a sua receita foi de R$50 mil, certo? Por outro lado, uma empresa concorrente pode fechar apenas 50 vendas – mas faturar R$1.500 em cada – isso significa que o faturamento é superior, mesmo com um número menor de vendas fechadas.

O ticket médio é um indicador que ajuda a visualizar qual é o valor médio recebido em cada venda fechada. Com base nessa informação, você pode tirar várias conclusões: motivos que levam ao aumento do ticket médio, entender o comportamento do consumidor, monitorar o ticket médio de cada vendedor, aplicar ações para aumentar o ticket médio, entre outras.

3. Margem de contribuição

Você já reparou como os diferentes produtos do mix contribuem de forma distinta para o resultado financeiro? Podem existir itens que apenas cobrem os seus custos, enquanto outros oferecem uma grande margem e são responsáveis por uma boa parte da lucratividade da empresa.

A margem de contribuição é o indicador que permite o cálculo da parcela da receita de uma venda que é convertida em lucro. Para isso, é necessário descontar os custos e despesas variáveis do valor de venda do produto.

4. Ponto de equilíbrio

Após descobrir a margem de contribuição, você tem condições de calcular o ponto de equilíbrio. Esse indicador analisa a quantidade de vendas necessária para que a sua organização cubra todos os custos fixos. A partir desse ponto, as vendas realizadas se transformam em lucro.

Se a sua empresa possui R$10 mil de custos fixos por mês, é necessário que a margem de contribuição total seja, no mínimo, R$10 mil para evitar terminar o mês no prejuízo. Depois de alcançada essa margem, o restante das vendas do mês compõe o lucro obtido.

5. Churn rate

O churn rate é um indicador muito importante quando falamos sobre a retenção de clientes – principalmente para prestadora de serviço. Conseguir reter e fidelizar os clientes é essencial para o sucesso da empresa, certo? Esse indicador ajuda a enxergar o sucesso da empresa em manter os clientes por perto.

Trata-se de um cálculo para avaliar a porcentagem de consumidores que deixam de comprar da sua empresa todos os meses. Quanto maior for esse número, maior deve ser a atenção da organização para colocar em prática ações para a retenção dos clientes.

6. Retorno sobre o investimento

O retorno sobre o investimento é um dos principais indicadores para o sucesso da empresa, ou seja, a busca pela relação entre os seus investimentos e os resultados conquistados no período. Você sabe qual foi o lucro alcançado para cada um real investido na empresa?

Além de facilitar a análise do retorno sobre o investimento geral feito na empresa, também é possível aplicar essa mesma fórmula de forma direcionada – assim, você pode descobrir qual foi o retorno sobre o investimento em uma campanha de marketing, por exemplo.

Você já conhecia esses indicadores para o sucesso da empresa? Quais deles já utiliza? Deixe o seu comentário e até a próxima. 

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