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Como direcionar o branding?

Entenda como você pode direcionar o branding de marca para construir uma empresa de sucesso em longo prazo.

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Hoje, uma marca forte e atraente é fundamental para se destacar da concorrência. Você tem que ser distinto ou pode ficar perdido em meio a um mar de empresas que existem espalhadas pelo mercado.

Além disso, sua marca precisa segmentar os clientes certos e conquistar um público que se beneficiará mais com seus produtos ou serviços. Para isso, sua mensagem precisa ser comunicada claramente a essas pessoas específicas. São eles que tomarão uma atitude quando acreditarem que você pode fornecer a melhor solução.

Ou seja, o branding é um componente crítico no sucesso de um negócio. Porém, é importante saber como direcionar o processo de criação e construção de uma marca para garantir o sucesso em longo prazo.

Confia no infográfico a seguir como você pode direcionar o branding de uma marca!

Como direcionar o branding de marca?

1. Encontre inspiração em outras marcas

Reserve um tempo para revisar o que seus concorrentes estão fazendo. Observe o que eles estão fazendo certo e o que eles podem estar fazendo de errado. Esse processo inclui uma avaliação da identidade da marca, posicionamento no mercado, conteúdos publicados, ações de publicidade, entre outros fatores.

2. Entenda quem é seu cliente

Uma das coisas mais difíceis no processo de branding é se comprometer com um público-alvo. Porém, você dificilmente terá sucesso se tentar atender todas as pessoas. Em vez disso, foque no perfil do seu cliente ideal e construa uma marca atrativa para ele.

3. Pense em um nome adequado

O nome da sua marca acompanhará a empresa ao longo de toda a sua história. Por isso, você deve garantir que esse nome transmita uma boa imagem para o público, seja facilmente assimilado, não possa ser confundido com um concorrente e realmente possa ser explorado com sucesso.

4. Tenha um logotipo profissional projetado

Independentemente do tamanho da empresa, ela merece um design de identidade profissional. Afinal, essa será a imagem principal associada ao seu negócio. Garanta que o logotipo realmente represente a sua proposta e seja atrativo.

5. Crie um slogan

Um slogan é uma frase curta que exemplifica a essência da sua marca, sua personalidade e posicionamento. Ele não precisa se aplicar diretamente aos seus produtos – mas deve ser memorável!

6. Pesquise tendências atuais

Ao criar uma nova marca do zero, você deve fazer uma pesquisa de mercado para ver o que está acontecendo no seu setor. E o que é atraente para o seu mercado-alvo. Na verdade, isso é importante, mesmo quando você é um negócio estabelecido – para se manter atualizado com sua marca.

7. Determine a personalidade da sua marca

O branding vai muito além dos aspectos visuais. Também é fundamental que você crie uma personalidade para a sua marca – mesmo que seja sutil. Ela é pessoal ou corporativa? Moderna ou tradicional? Divertida ou séria? Acessível ou exclusiva? Essas são perguntas que podem guiá-lo nesse exercício.

8. Desenvolva uma cultura comercial única

Uma cultura única pode se tornar parte da marca e da personalidade geral da sua empresa. Ou seja, a forma como você faz negócios ou gerencia sua organização pode contribuir (positivamente ou negativamente) para a identidade da marca.

9. Use uma voz consistente

Além do seu do aspecto visual, está a voz que você usa para suas comunicações como marca. Isso será importante para a comunicação que você usará em todos os canais – como seu website e mídias sociais.

10. Promova sua marca

Depois de ter seu nome de marca, logotipo, slogan e história, certifique-se de promovê-la. O logotipo mais bonito não ajudará nem um pouco se ninguém vê-lo! Para isso, explore os principais canais de comunicação para ser notado pelo seu público – seja em ações de marketing offline ou online.

Você gostou das dicas para direcionar o branding de marca? Quer um auxílio para colocar todo esse processo em prática? Então entre em contato com a equipe da Opportunity Marker!