Entenda como você pode direcionar o branding de marca para construir uma empresa de sucesso em longo prazo.
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Hoje, uma marca forte e atraente é fundamental para se destacar da concorrência. Você tem que ser distinto ou pode ficar perdido em meio a um mar de empresas que existem espalhadas pelo mercado.
Além disso, sua marca precisa segmentar os clientes certos e conquistar um público que se beneficiará mais com seus produtos ou serviços. Para isso, sua mensagem precisa ser comunicada claramente a essas pessoas específicas. São eles que tomarão uma atitude quando acreditarem que você pode fornecer a melhor solução.
Ou seja, o branding é um componente crítico no sucesso de um negócio. Porém, é importante saber como direcionar o processo de criação e construção de uma marca para garantir o sucesso em longo prazo.
Confia no infográfico a seguir como você pode direcionar o branding de uma marca!
Reserve um tempo para revisar o que seus concorrentes estão fazendo. Observe o que eles estão fazendo certo e o que eles podem estar fazendo de errado. Esse processo inclui uma avaliação da identidade da marca, posicionamento no mercado, conteúdos publicados, ações de publicidade, entre outros fatores.
Uma das coisas mais difíceis no processo de branding é se comprometer com um público-alvo. Porém, você dificilmente terá sucesso se tentar atender todas as pessoas. Em vez disso, foque no perfil do seu cliente ideal e construa uma marca atrativa para ele.
O nome da sua marca acompanhará a empresa ao longo de toda a sua história. Por isso, você deve garantir que esse nome transmita uma boa imagem para o público, seja facilmente assimilado, não possa ser confundido com um concorrente e realmente possa ser explorado com sucesso.
Independentemente do tamanho da empresa, ela merece um design de identidade profissional. Afinal, essa será a imagem principal associada ao seu negócio. Garanta que o logotipo realmente represente a sua proposta e seja atrativo.
Um slogan é uma frase curta que exemplifica a essência da sua marca, sua personalidade e posicionamento. Ele não precisa se aplicar diretamente aos seus produtos – mas deve ser memorável!
Ao criar uma nova marca do zero, você deve fazer uma pesquisa de mercado para ver o que está acontecendo no seu setor. E o que é atraente para o seu mercado-alvo. Na verdade, isso é importante, mesmo quando você é um negócio estabelecido – para se manter atualizado com sua marca.
O branding vai muito além dos aspectos visuais. Também é fundamental que você crie uma personalidade para a sua marca – mesmo que seja sutil. Ela é pessoal ou corporativa? Moderna ou tradicional? Divertida ou séria? Acessível ou exclusiva? Essas são perguntas que podem guiá-lo nesse exercício.
Uma cultura única pode se tornar parte da marca e da personalidade geral da sua empresa. Ou seja, a forma como você faz negócios ou gerencia sua organização pode contribuir (positivamente ou negativamente) para a identidade da marca.
Além do seu do aspecto visual, está a voz que você usa para suas comunicações como marca. Isso será importante para a comunicação que você usará em todos os canais – como seu website e mídias sociais.
Depois de ter seu nome de marca, logotipo, slogan e história, certifique-se de promovê-la. O logotipo mais bonito não ajudará nem um pouco se ninguém vê-lo! Para isso, explore os principais canais de comunicação para ser notado pelo seu público – seja em ações de marketing offline ou online.
Você gostou das dicas para direcionar o branding de marca? Quer um auxílio para colocar todo esse processo em prática? Então entre em contato com a equipe da Opportunity Marker!