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Você conhece a capacidade do seu negócio?

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Entenda como você pode descobrir a capacidade do seu negócio para otimizar as operações.

Você sabe qual é a capacidade do seu negócio? O conhecimento sobre os limites que você enfrenta no atendimento ao cliente é essencial para que possa otimizar as operações internas. Quanto maior for o domínio sobre todas as operações que ocorrem na organização, melhor pode ser a lucratividade alcançada.

Imagine uma empresa cujo setor de marketing realize campanhas muito grandes e consuma uma grande parcela do orçamento. Porém, mesmo conseguindo atrair um grande número de potenciais clientes, o volume de vendas está limitado ao estoque de mercadorias. Talvez fosse possível alcançar os mesmos resultados de vendas sem tantos investimentos na divulgação.

Assim como essa é uma situação que pode ocorrer com frequência, várias outras decisões podem ser equivocadas pela falta de conhecimento da capacidade do seu negócio. Toda a organização precisa operar como uma só, e ter consciência sobre as reais condições de atender os clientes.

Se você busca conhecer melhor a capacidade do seu negócio para otimizar as informações, não deixe de conferir as informações a seguir. 

Como encontrar a capacidade do seu negócio?

Em uma primeira análise, a capacidade do negócio é associada diretamente ao volume de produção do período. Porém, a realidade pode ser muito diferente disso. São muitos os fatores que podem gerar uma limitação na capacidade de atendimento ao cliente.

Um comércio varejista pode enfrentar uma limitação pela falta de funcionários para atender todos os clientes que entram em sua loja. Enquanto isso, uma indústria pode ter a sua capacidade limitada por conta de uma máquina que está defasada ou, então, pela falta de funcionários capacitados para operar um novo equipamento.

Ou seja, essa é uma análise que requer muita atenção do empresário. Quando você encontra a capacidade do seu negócio, também consegue identificar as melhores formas de acabar com as limitações. Ao encontrar o equilíbrio ideal, o uso de recursos é otimizado e os resultados tendem a crescer.

Para facilitar a sua análise, veremos, a seguir, quais são os principais pontos que merecem ser analisados para encontrar a capacidade do seu negócio. Confira:

Etapas do processo produtivo

Principalmente na indústria, a capacidade do negócio está relacionada diretamente com as etapas do processo produtivo. É preciso identificar os gargalos na produção para que o volume de produção alcance o seu nível ideal. Um simples processo que tem um tempo de execução que destoa do restante pode limitar toda a produção.

Da mesma forma, é preciso fazer uma relação entre esse processo produtivo e o restante da organização. Se a produção é de 1.000 unidades por mês, mas o setor comercial consegue vender apenas 600, é preciso melhorar as forças de vendas ou, então, poupar recursos na produção. O sucesso da empresa não está apenas na produção, mas, sim, nos resultados de vendas.

Limitações do estoque

Para as empresas do comércio, o estoque exerce um papel muito semelhante ao processo produtivo – mas oferece uma complexidade menor. É fundamental avaliar a relação entre os níveis de estoque de cada um dos produtos do mix, entendendo a demanda para realizar ajustes pontuais.

Se o estoque é menor do que o necessário, várias vendas podem ser perdidas. Por outro lado, o excesso de produtos em estoque pode elevar os custos de armazenamento e tirar o espaço que seria usado por outros produtos. Isso deve ser levado em conta no momento de estruturar estratégias de marketing ou ações da equipe comercial.

Ou seja, a capacidade do seu negócio tem uma relação muito próxima ao limite do estoque. Você não conseguirá fechar 500 vendas por mês se o estoque suporta produtos para apenas 300 delas. Encarar essa limitação é um diferencial para adequar o restante das ações do negócio.

Relação entre demanda e vendas fechadas

Imagine que você gerencie um teatro local que tem capacidade para 300 pessoas. Se a procura pelos ingressos costuma ser sempre maior do que a capacidade, você poderia aumentar os valores ou, então, aumentar o número de exibições das peças, certo? Trata-se de uma limitação imposta pela estratégia de venda para o público.

Já em uma situação em que o público dificilmente passa das 100 pessoas, a capacidade do seu negócio é limitada por outros fatores. Seria necessário realizar uma boa avaliação para encontrar soluções para esse problema. Afinal, ter 200 lugares vagos em todas as exibições representa uma grande limitação da lucratividade.

Em negócios de todos os segmentos, é possível realizar avaliações muito semelhantes. Entender se a demanda é superior ou inferior à capacidade de entrega da empresa é muito importante para guiar as suas estratégias. 

Avaliação da força de trabalho

Outro fator de limitação da capacidade do seu negócio pode ser a força de trabalho. Você possui a mão de obra necessária para extrair o máximo da sua empresa? Alguma venda já deixou de ser fechada pela falta de pessoal para atender o cliente? Os processos produtivos são afetados pela falta de funcionários?

Essa avaliação sobre a força de trabalho é ainda mais importante para empresas prestadoras de serviço. Nesses casos, o número de vendas fechadas tem uma ligação direta com a mão de obra disponível. Uma empresa que instala aparelhos de ar condicionado tem a capacidade do seu negócio limitada pelo tempo que cada um dos funcionários demora para atender um cliente – e quantos deles podem ser atendidos em um único dia.

Uma empresa de consultoria que não consegue aceitar novos clientes por ter alcançado a capacidade máxima do seu negócio precisa identificar esse problema para encontrar soluções – que poderiam incluir o aumento dos valores praticados, contratação de novos profissionais ou redução do tempo gasto no atendimento.

Equilíbrio dos esforços

Após analisados todos esses fatores separadamente, é preciso integrar os dados coletados. A capacidade do seu negócio é influenciada pelas atividades de todos os setores da empresa. Todas as atividades precisam estar em sincronia para que os melhores resultados sejam conquistados.

E então, você já conhece a capacidade do seu negócio? Gostou das dicas para identificar as limitações da sua empresa? Deixe o seu comentário!

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