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10 principais conceitos financeiros que você deve saber

Descubra quais são os principais conceitos financeiros que você deve conhecer para gerenciar melhor a sua empresa.

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Um empresário não precisa ter domínio total sobre os conhecimentos relacionados ao controle financeiro e patrimonial do seu negócio. Porém, compreender alguns conceitos financeiros básicos é essencial para que seja possível otimizar a gestão da empresa. Afinal, quanto mais informações você tem à disposição, melhor pode agir.

A gestão financeira de uma empresa é uma tarefa muito dinâmica. Existem movimentações ocorrendo a todo instante: pagamento a fornecedores, compra de equipamentos, vendas feitas a clientes, pagamento de contas, entre muitas outras. Sem saber como gerenciar isso tudo, é muito fácil que você fique perdido sem entender o que está acontecendo.

O conhecimento dos principais conceitos financeiros é o primeiro passo para que você tenha mais poder em mãos. Veja neste infográfico quais são os principais desses conceitos:

Os principais conceitos financeiros que você deve saber

1. Capital inicial

O capital inicial representa o investimento que foi realizado para tirar o seu negócio do papel. Ou seja, quanto dinheiro você e seus sócios investiram para construir essa empresa e colocá-la em funcionamento. Geralmente, existe uma preocupação com o tempo de retorno desse capital inicial.

2. Capital de giro

O capital de giro representa o dinheiro que a sua empresa possui em caixa para arcar com todos seus custos operacionais. Ou seja, são os recursos que você dispõe para manter a empresa funcionando até que novas receitas entrem no caixa.

3. Fluxo de caixa

O fluxo de caixa é uma ferramenta usada para controlar as movimentações financeiras que acontecem diariamente no seu negócio. Trata-se de um registro de todas as entradas e saídas de  recursos que facilita o entendimento do seu desempenho financeiro.

4. Despesas fixas

As despesas fixas representam aquelas despesas que ocorrem de forma recorrente para que o seu negócio continue operando – sem variar de acordo com os resultados obtidos. Entre elas estão o aluguel da sala comercial, salários dos funcionários e contas básicas.

5. Custos variáveis

Os custos variáveis são aqueles que variam conforme o desempenho de vendas da empresa – podendo ser diferentes todos os meses. Entre eles estão os custos com matéria-prima, comissão dos vendedores, materiais de produção e logística.

6. Retorno sobre o investimento (ROI)

O retorno sobre investimento é um indicador que faz uma relação entre as suas despesas e o retorno obtido. Ele pode ser usado tanto para mensurar o retorno sobre todas ações da sua empresa em determinado período de tempo quanto em áreas específicas – como o retorno sobre o investimento em ações de marketing.

7. Endividamento

O endividamento é um indicador que avalia o percentual do patrimônio da sua empresa que está comprometido com terceiros – seja com empréstimos ou pagamentos pendentes. Trata-se de uma forma de evitar riscos pelo alto nível de endividamento em longo prazo.

8. Margem de contribuição

A margem de contribuição representa quanto dinheiro sobre para a sua empresa após a venda de um produto ou serviço. Ou seja, são descontados todos os custos diretos e indiretos que precisam ser pagos sobre a operação para que você compreenda como cada um dos seus produtos realmente contribui com os resultados obtidos.

9. Ponto de equilíbrio

O ponto de equilíbrio indica quantos produtos você precisa vender para pagar todas as despesas fixas. Ou seja, a partir do ponto de equilíbrio todas as vendas realizadas se transformam em lucro para a empresa. Porém, abaixo do ponto de equilíbrio a sua empresa está operando com prejuízo.

10. Liquidez

O índice de liquidez mostra a capacidade que a sua empresa tem de pagar suas dívidas – considerando seus ativos e comparando com as dívidas de curto prazo. É uma maneira que facilita o entendimento sobre a capacidade que você tem de lidar tranquilamente com os compromissos financeiros dos próximos meses.

 

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