Aprenda como montar uma campanha de anúncio patrocinado eficiente e aumente os resultados da sua empresa no ambiente digital.
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Os anúncios patrocinados são um importante canal de acesso para estabelecer uma forte presença digital para a sua empresa e ampliar o alcance da marca. Estas campanhas permitem que você utilize recursos de publicidade dentro das plataformas sociais para atingir públicos específicos – no caso, seus potenciais clientes.
Assim, é possível alcançar pessoas que se enquadram nas características do seu público-alvo, mas que ainda não conhecem o seu negócio ou seguem a página da empresa. Além disso, os anúncios patrocinados podem ser criados mesmo com investimentos baixos e ajudam a gerar dados para entender o comportamento dos seus consumidores, sendo uma ótima alternativa de campanha para o crescimento de qualquer negócio.
No entanto, para que a campanha seja efetiva, é necessário realizar um planejamento prévio quanto à estratégia de abordagem do anúncio e acompanhar o seu decurso para potencializar os resultados. Sem o devido cuidado, o dinheiro acaba sendo investido em uma mídia que não será capaz de oferecer o retorno esperado para a sua marca.
Para isso, existem algumas etapas que devem ser levadas em consideração na hora de montar a sua estratégia de publicidade paga. Veja abaixo como montar uma campanha de anúncio patrocinado eficiente para alcançar bons resultados para a sua empresa.
O primeiro passo para criar um anúncio patrocinado é definir o seu objetivo. A campanha de publicidade não deve ser voltada apenas para aumentar as vendas diretamente, pois também é uma ferramenta para aumentar o alcance da marca. Com isso, deve-se considerar o estágio de contato com o consumidor que está sendo focado, utilizando diferentes estratégias para atrair quem está na etapa de reconhecimento da marca, engajar os que estão no processo de consideração e, finalmente, vender para os clientes já em fase de conversão.
Existem diversos serviços de mídias sociais que promovem alcance para a sua marca, sendo que as principais plataformas utilizadas para este fim são o Facebook, Youtube, Twitter e Linkedin. Ao fazer o planejamento da campanha da sua empresa, é importante analisar as diferentes características de cada uma e escolher a que melhor se enquadra aos objetivos do seu anúncio. Pode-se utilizar uma plataforma em que a marca já está presente para ampliar seu alcance ou explorar um novo nicho de público com uma nova mídia digital.
Ao criar uma campanha de anúncio, as plataformas permitem que você escolha características específicas para filtrar as pessoas a quem o seu conteúdo vai aparecer. No geral, é possível segmentar o público por idade, gênero, localização, preferências e idiomas. Por isso, é essencial entender o seu público-alvo e escolher para que porção dos seus consumidores você estará voltando a campanha, criando um anúncio específico para este nicho e potencializando os seus resultados.
Chegamos agora à etapa de criação do conteúdo. O material a ser utilizado no anúncio deve ser produzido seguindo dois determinantes principais: ter conteúdo voltado ao objetivo e segmentação fixados para a campanha e ser elaborado com formato adequado à plataforma escolhida para veiculação. A maioria das plataformas tem bom destaque ao conteúdo visual, então é importante focar em imagens esteticamente agradáveis e atrativas. No entanto, é claro que o texto complementar também deve ser elaborado com cuidado para ser objetivo e gerar engajamento.
A depender da plataforma sendo empregada, você deve atentar para o uso de palavras-chave ou hashtags. Estes são recursos poderosos para aumentar a visibilidade da sua campanha e gerar mais interação com os seus potenciais clientes, ampliando o alcance e a presença digital da marca. Escolha com cuidado palavras e hashtags relevantes e alusivos ao seu negócio para aumentar os resultados do anúncio.
Uma das grandes vantagens deste tipo de campanha é que você não precisa realizar grandes investimentos ao início do processo. É possível iniciar o anúncio do seu negócio com valores menores, para acompanhar como o público reage ao conteúdo veiculado, e depois impulsionar ainda mais o alcance caso os resultados sejam positivos. Desta forma, você evita gastar dinheiro com erros iniciais nas campanhas e pode investir somente em anúncios bem-sucedidos.
Seja qual for o resultado das campanhas realizadas, é possível extrair informações valiosas para entender o seu público em cada uma delas. Analise os dados de cada anúncio individualmente e compare os números para identificar as ações que devem ser mantidas e o que precisa de ajustes, assim como as plataformas que geram melhor retorno para o seu negócio. Esta análise evita que a empresa cometa os mesmos erros e aumenta o sucesso das campanhas futuras.