Descubra quais são os principais passos para fidelizar clientes em pequenos negócios.
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A fidelização de clientes é fundamental para qualquer empresa de sucesso – e os pequenos negócios podem se beneficiar muito dessa estratégia. Fazer com que os consumidores que passam pela sua empresa voltem para realizar novas compras é uma maneira muito inteligente de multiplicar a receita gerada.
Além disso, clientes fiéis falam bem da sua empresa para seus amigos e familiares. Isso significa que você pode conquistar várias outras pessoas que talvez nunca teriam ouvido falar sobre a sua marca.
Em longo prazo, a fidelização de clientes pode ser sua grande aliada. Com vendas recorrentes e novas pessoas conhecendo a sua empresa, você tem uma chance muito maior de ser bem-sucedido.
Mas como estimular a fidelização de clientes em pequenos negócios?
O primeiro passo para aumentar a fidelização de clientes é conhecer melhor o seu público. Quais são suas necessidades e desejos? Por que eles gostam do seu produto ou serviço? Quais são os diferenciais que eles enxergam no seu negócio? Essas são informações fundamentais que você pode explorar para mantê-los sempre por perto.
Bons relacionamentos são a chave para a fidelização de clientes em pequenos negócios. Desde o primeiro contato com a sua empresa você pode iniciar a construção de uma relação positiva – conduzindo os consumidores até o momento da compra. Se essa experiência for sempre satisfatória, são maiores as chances de fidelização.
Muitos pequenos negócios elaboram estratégias de atração de novos clientes pensando apenas na realização de vendas. Porém, essa mentalidade pode afastar os consumidores após efetuada a primeira compra. Em vez disso, mire na fidelização dos clientes e continue trabalhando para mantê-los satisfeitos mesmo após fechado o negócio.
Os programas de fidelidade são uma tática empregada por inúmeras empresas. Trata-se do uso de cartões ou aplicativos que permitem que os clientes obtenham benefícios exclusivos caso continuem comprando – como as pizzarias que oferecem uma pizza gratuita após 10 pedidos. Dessa forma, você incentiva as pessoas a voltar em vez de visitar um concorrente.
Para aumentar as chances de fidelização, você pode estruturar ações de marketing voltadas exclusivamente para as pessoas que já são clientes do seu negócio. Ao enviar conteúdo de marketing para seus clientes existentes, você faz com que eles se sintam especiais e estimula novas compras.
A comunicação regular com seus clientes é vital. Seus compradores devem ter vários canais pelos quais entrar em contato com você – incluindo mídias sociais, e-mail, telefone e bate-papo ao vivo. Dessa forma, você garante um bom atendimento aos seus clientes existentes.
Convide seus clientes para deixar comentários e avaliações. Essa é uma oportunidade valiosa para aprender mais sobre seus compradores e mostrar que você está disposto a ouvi-los. Certamente um cliente que tem sua sugestão atendida ficará mais feliz e propenso a voltar ao seu estabelecimento.
É improvável que os clientes voltem ao seu negócio se virem outras pessoas que tiveram uma experiência ruim, especialmente se você não fizer nada para solucionar as reclamações. Você deve se envolver com clientes insatisfeitos o máximo que puder, em público para que outros possam ver, e ser sincero em suas desculpas. Isso mostra que você valoriza seus compradores e estimula que eles deem uma nova chance para você.
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