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9 pilares fundamentais em um novo negócio

Empreender é uma ótima forma de gerar um impacto positivo na sociedade e garantir uma boa renda para os sócios

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Você está pensando em abrir um novo negócio? Empreender é uma ótima forma de gerar um impacto positivo na sociedade e garantir uma boa renda para os sócios – especialmente em longo prazo. Além disso, também é a oportunidade de deixar o seu legado no mundo.

Porém, criar uma nova empresa não é uma tarefa fácil. Não é por acaso que boa parte dos empreendimentos fecham logo nos primeiros anos de funcionamento. É preciso saber como gerenciar corretamente as atividades. E isso engloba diversas rotinas diferentes: produção, marketing, vendas, estoque, finanças, gestão de pessoas, parcerias, fornecedores, entre muitas outras.

Para aumentar as chances de sucesso, você pode focar nos 9 pilares fundamentais em um novo negócio.

1. Conhecimento operacional

É possível abrir um novo negócio nas mais diversas áreas: alimentação, saúde, vendas, comércio eletrônico, prestação de serviços, entre outras. Qualquer que seja a sua escolha, você precisa garantir que tenha conhecimento operacional. Se você abrir uma padaria, precisa saber como fazer pães. Se abrir uma loja de materiais de construção, precisa conhecer a utilização dos produtos que serão vendidos.

2. Gestão financeira

Em uma organização, todas as atividades passam pelas finanças. A compra de materiais para o estoque, o pagamento de contas, as ações de marketing, o recebimento pelas vendas, entre inúmeros outros fatos. Portanto, uma boa gestão financeira é um dos pilares fundamentais para garantir a continuidade das atividades.

3. Controle do estoque

Para executar as suas atividades, você precisará de um estoque. Uma indústria possui estoque de matérias-primas, um comércio mantém um estoque de mercadorias para revenda e uma prestadora de serviços tem um estoque de insumos necessários para atender o cliente. É fundamental garantir que os níveis de estoque estejam sempre adequados para manter os clientes sempre satisfeitos.

4. Marketing e vendas

Quando você abre um novo negócio, as pessoas ainda não conhecem a sua marca. E a melhor forma de se tornar conhecido entre seus potenciais clientes é executando ações de marketing e vendas. Um bom planejamento para a divulgação pode ser responsável por conquistar os primeiros clientes e começar a construir uma imagem positiva no mercado.

5. Gestão de pessoas

Você não consegue construir uma empresa de sucesso sozinho. Você precisará de aliados nessa jornada: sócios e funcionários. Porém, para que as atividades sejam executadas da forma como você está planejando, será fundamental uma boa gestão de pessoas – incluindo a estruturação dos processos internos, capacitações, motivação dos funcionários, entre outros fatores.

6. Inovação

Se você abrir uma empresa que faz exatamente o mesmo que os concorrentes, por que os clientes optariam por comprar de você? No momento de planejar um novo empreendimento, é fundamental incluir uma boa dose de inovação. Será isso que ajudará você a se destacar no mercado e manter-se sempre atualizado.

7. Uso da tecnologia

Saber como usar a tecnologia pode ser considerado um grande diferencial nos dias de hoje. Novas soluções digitais surgem a todo instante e podem gerar ótimas vantagens para as organizações. É possível automatizar processos, simplificar rotinas internas, reduzir custos, aumentar a eficiência e entregar uma experiência melhor para o consumidor.

8. Análise dos concorrentes

O seu novo negócio certamente terá que disputar espaço com concorrentes que já estão no mercado. Esse é um processo natural para qualquer empreendimento. Porém, quanto mais informações você tiver sobre seus concorrentes e suas ações no mercado, melhor estará preparado para superá-los.

9. Relacionamento com o cliente

Manter bons relacionamentos com o cliente é fundamental para qualquer negócio que deseja ser bem-sucedido em longo prazo. Além de garantir a receita pelas vendas geradas, esses bons relacionamentos podem ajudá-lo a fidelizar seus clientes e obter insights de melhorias que podem ser feitas na empresa. 

Você já conhecia esses pilares fundamentais de um novo negócio? Quer aumentar as chances de sucesso do seu empreendimento? Então descubra como a Opportunity Maker pode ajudá-lo.