fbpx

2019 é um bom ano para empreender?

Share on facebook
Share on linkedin
Descubra se 2019 será um bom ano para empreender e confira como aproveitar as principais tendências.

Será que 2019 será um bom ano para empreender? Essa é uma grande dúvida entre os empresários brasileiros. Mais do que ter uma boa ideia para iniciar um negócio, é preciso garantir que as condições do mercado estejam favoráveis. Afinal, uma organização de sucesso depende da existência de clientes dispostos a comprar seus produtos ou serviços.

Segundo a pesquisa “Expectativa para a economia e para a empresa”, realizada pelo Sebrae entre agosto e outubro de 2018 com os empresários brasileiros, sete em cada 10 empreendedores apostam que 2019 será melhor para os negócios. Ou seja, o cenário é de muito otimismo para quem deseja chegar ao sucesso empresarial.

Mas por que será que existe esse cenário de otimismo? Quais são os fatores que tornam 2019 um bom ano para empreender? Descubra como você pode alcançar os melhores resultados em 2019 ao longo deste artigo.

Por que 2019 será um bom ano para empreender?

Quando falamos sobre a gestão de negócios, não existe uma fórmula pronta para o sucesso. Enquanto algumas empresas não conseguem sobreviver mesmo com um produto de qualidade em um bom momento do mercado, outros negócios prosperam nas condições menos favoráveis. A visão de mercado e capacidade de gestão do empresário faz toda a diferença nesses momentos.

Porém, não é somente porque algumas empresas prosperaram em momentos difíceis do mercado que você deseja encarar esse cenário, cero? Entender as condições do mercado e descobrir se 2019 é um bom ano para empreender é um ótimo primeiro passo para colocar as suas ideias de negócio em prática.

Imagine que você tenha uma empresa que ainda está dando seus primeiros passos no mercado e conquistou seus primeiros clientes. Se o seu objetivo é expandir o mercado para uma área maior, talvez seja uma boa ideia esperar por um bom momento da economia, certo? Não faria sentido se antecipar e aumentar os riscos corridos.

A boa notícia para os empreendedores brasileiros é que tudo indica que 2019 será um bom ano para empreender. São vários os fatores que contribuem para criar essa visão:

  • O ano de 2018 foi marcado pelas eleições e por problemas de corrupção. Sem esses percalços durante 2019, os empresários entrevistados na pesquisa “Expectativa para a economia e para a empresa” esperam um cenário mais otimista.
  • Segundo o Boletim Focus do Banco Central, é estimada uma alta do PIB para até 2,5% durante o ano de 2019. Com isso, os consumidores terão um maior poder de compra – fazendo com que mais dinheiro circule no mercado.
  • Existem vários modelos de negócio que exploram a tecnologia para operar de forma mais enxuta. Dessa forma, é possível minimizar os custos e aumentar a lucratividade. Essas novas tendências estimulam os bons resultados e diminuem os riscos.

As principais tendências para ficar de olho em 2019

Se 2019 será um bom ano para empreender, é importante ficar de olho nas principais tendências que podem ajudar a alavancar o seu negócio, não é? O simples fato de existir um cenário otimista não garante o sucesso. As chances de alcançar o sucesso sobem quando você consegue explorar o que existe de melhor no mercado.

Separamos algumas das principais tendências de 2019 para você ficar de olho e aproveitar ao máximo esse bom ano para empreender:

E-commerce

Os e-commerces continuam ganhando espaço a cada ano que passa. Os hábitos dos consumidores mudaram e o número de pessoas que pesquisam na internet antes de realizar uma compra é cada vez maior. Por conta disso, as empresas que realizam a venda de produtos através da internet possuem um grande mercado para explorar.

Além de conseguir atrair a atenção de clientes que podem estar localizados em qualquer região do país, os e-commerces também possui um baixo custo operacional. Com essa combinação de fatores, a lucratividade obtida pode ser muito alta.

Produtos digitais

Você já comprou um e-book pela internet? Ou então assinou um curso para ter acesso aos seus conteúdos por seis meses? Esses são ótimos exemplos de produtos digitais – também chamados de infoprodutos.

As empresas que exploram esses produtos também estão ganhando um espaço cada vez maior no mercado. O grande trunfo desses negócios é o seu baixíssimo custo com os infoprodutos – que são criados apenas uma vez e podem ser vendidos infinitamente. 

Economia compartilhada e sustentável

A economia compartilhada e sustentável é vista com bons olhos pelo público. Por conta disso, muitas empresas buscam facilitar essas interações e fazem sucesso estimulando a economia compartilhada. O que não faltam são ótimos exemplos disso: Uber e Airbnb são grandes empresas internacionais que comprovam esse modelo de negócio.

Além disso, os conceitos de economia compartilhada e sustentável também podem ser aplicados internamente. Mesmo empresas que não possuem esse foco na entrega ao cliente podem se beneficiar. Um bom exemplo disso é uma empresa que não possui uma sede própria e opera dentro de um espaço para coworking – reduzindo os seus custos operacionais.

Automação

Outra grande dica para aproveitar esse bom ano para empreender é ter foco na automação de processos. Com a evolução da tecnologia, existem inúmeras soluções digitais que permitem automatizar as mais diversas rotinas internas. Dessa forma, a organização ganha com o aumento da produtividade e redução de custos.

Isso pode ser aplicado tanto no contato direto com o cliente quando no desenvolvimento de atividades de suporte. Possuir um controle de estoque eficiente com o uso de um software de automação pode fazer toda a diferença. Da mesma forma, automatizar as respostas aos clientes com um chatbot pode aumentar a satisfação entregue.

Software as a Service (SaaS)

Falamos anteriormente sobre os infoprodutos, certo? Outra tendência é o modelo de negócio que utiliza softwares como serviço. Dessa forma, o cliente paga um valor para utilizar o software contratado via internet, enquanto o fornecedor se responsabiliza por toda a estrutura necessária à disponibilização do sistema.

E então, você está preparado para aproveitar ao máximo esse bom ano para empreender? Quais são os seus planos para 2019?

Deixe um comentário.

Assine nossa Newsletter